Viagora

Academia Piauiense de Letras homenageia contribuintes da cultura

Além disso, a APL promoveu o lançamento de dois livros sobre o bicentenário da Independência do Brasil em solenidade especial realizada nesse sábado (10).

A Academia Piauiense de Letras (APL) homenageou cinco personalidades que contribuíram para a cultura piauiense a partir do desenvolvimento de trabalhos. Durante a sessão especial realizada nesse sábado (10), ainda ocorreu o lançamento de duas obras da Coleção Bicentenário, que celebra os 200 anos da Independência do Brasil.

De acordo com o Governo do Piauí, foram homenageados os ex-presidentes do Conselho Estadual de Educação, Francisco Soares Filho e Margareth Santos. Além dos deputados estaduais Henrique Pire e Wilson Brandão, bem como do senador eleito e ocupante da 12ª cadeira da APL, Wellington Dias.

Foto: Divulgação/ Governo do PiauíAPL homenageia personalidade que contribuíram para a cultura do Estado.
APL homenageia personalidade que contribuíram para a cultura do Estado.

O ex-governador do Estado, Wellington Dias destacou que é importante fazer o resgate de momentos em que o Piauí auxiliou na construção da independência do Brasil, como em 1823 com a tão conhecida Batalha do Jenipapo.

“Espero que o país tenha, em 2023, um momento dedicado a esse momento que se passou em 2022, os 200 anos, mas pouco celebrada pelo atual governo. O Estado do Piauí tem links importantes com a história nacional e procuramos resgatar esses momentos”, declarou Dias.

A governadora Regina Sousa foi representada pelo secretário de Governo, Antônio Neto, e durante a solenidade, o presidente da APL, jornalista Zózimo Tavares, fez referência ao desempenho do Piauí em relação a leitura.

De acordo com Zózimo Tavares, uma pesquisa realizada pela Academia Piauiense de Letras junto ao Instituo Amostragem, aponta que há desconhecimento sobre autores do Piauí e além disso, constatou-se pouca instrução das escolas na indicação de obras de escritores locais.

O presidente do Conselho Estadual da Cultura, Nelson Nery, falou sobre as obras lançadas para a Coleção Bicentenário e destacou que possuem reconhecimento da participação dos indígenas e da população negra neste momento histórico. As obras intituladas: “Piauí Colonial: População, Economia e Sociedade” e “Os índios do Piauí”.

“São oito obras que integram a coleção, das quais apenas três ainda faltam ser lançadas, mas já estão em fase de impressão. Além de resgatar a história, inserimos os negros e indígenas no contexto das comemorações”, destacou Nelson Nery, presidente do Conselho Estadual de Cultura.

Mais conteúdo sobre:

Academia Piauiense de Letras

Facebook
Veja também