Viagora

Piauí Conectado implementa rodovia digital com fibra ótica

De acordo com o Piauí Conectado, os últimos municípios que receberam o projeto foram Barreiras do Piauí e Aroeira do Itaim.

O Governo do Piauí por meio do PPP Piauí Conectado, divulgou na última quinta-feira (22), que está sendo implementada uma rodovia digital com mais de 11 mil km. A composição é com fibra ótica, permitindo a ampliação e modernização de serviços realizados pela administração pública estadual, especialmente em áreas como Educação, Saúde e Segurança.

De acordo com o Piauí Conectado, os últimos municípios que receberam o projeto foram Barreiras do Piauí e Aroeira do Itaim. Todos os 224 municípios piauienses passam a sem contemplados. O resultado alcançado com dois anos de antecedência, assegura a população o direito de acesso à internet de qualidade, beneficiando os centros urbanos, localidades distantes e difícil acesso.

“Estamos muito felizes que o projeto chegou a todos os municípios do Piauí, e mais ainda porque com muito trabalho antecipamos esta meta que era para 2024. Agora podemos dizer que o Piauí está 100% on-line e que todos os piauienses poderão aproveitar os benefícios desta conquista”, explica o diretor-presidente da SPE Piauí Conectado, Emerson Silva.

Ainda de acordo com o Piauí Conectado, o Piauí lidera o índice de velocidade de conexão pelo segundo ano consecutivo, de acordo com o levantamento da plataforma “Minha Conexão”.

Segundo Antônio Torres, a evolução do trabalho do projeto com uma vitória de todo o Estado. “Mais uma meta cumprida na gestão da ATI. Quando iniciamos, não tínhamos um município interligado com fibra da PPP Piauí Conectado, agora concluímos os 224 municípios bem antes do período previsto em contrato. É mais um passo importante para o desenvolvimento, e uma vitória da tecnologia e de todo o Piauí”, afirma o diretor-geral da ATI.

A superintendente de parcerias e Concessões do Piauí, Érica Feitosa, explica, que o Piauí Conectado também se destaca por usar telecomunicação como vetor de desenvolvimento e inclusão, descentralizando o acesso à internet. “O Piauí possui grande número de cidades com menos de 50 mil habitantes, muitos delas com população inferior a 10 mil pessoas, o que dificulta que esses municípios tenham condições de construir sozinhos uma infraestrutura de internet mais robusta e eficiente. Como os 224 municípios contemplados com nossa rede, a PPP está trazendo inclusão digital para 100% do Estado, gerando oportunidade e transformação social para toda a população”, frisou.

Facebook
Veja também