Viagora

Regina Sousa quer campanha contra dengue e sarampo no Piauí

Segundo a governadora, 28 municípios do estado estão em situação critica em relação a proliferação da dengue.

Nessa quarta-feira (20), a governadora do Piauí Regina Sousa participou de reunião com a Associação Piauiense de Municípios (APPM) e a Secretaria de Saúde do Estado (Sesapi), para tratar sobre as campanhas contra Dengue, chikungunya e sarampo.

Segundo a governadora, 28 municípios do estado estão em situação critica em relação a dengue. “Nós temos 28 municípios em situação crítica, monitorados e o que a gente pediu aqui foi que se faça uma campanha de prevenção e de limpeza desses municípios que estão em situação crítica para que se tenha mais atenção e fiquem de olho na prevenção, a Sesapi tem todo o equipamento e o material para fazer uma campanha, usar o fumacê caso seja necessário”, fala a governadora.

Foto: Divulgação/Governo do EstadoRegina Sousa apresenta proposta para Penitenciária Irmão Guido se tornar laboratório de ressocialização
Regina Sousa apresenta proposta para Penitenciária Irmão Guido se tornar laboratório de ressocialização

De acordo com o superintendente de Atenção à Saúde e Municípios, Herlon Guimarães, uma grande tendencia de casos está ocorrendo no Piauí, a incidência de dengue cresceu cerca de 500% em relação ao mesmo período de 2021. “Estamos vivendo uma tendência grande de casos de dengues, mais de 500% se compararmos a essas mesmas semanas de 2021. Sabemos que é no nosso ambiente doméstico que 80% do criadouro está, então é fazer o nosso dever de casa e trabalhar na limpeza do nosso espaço para que possa ser reduzido os casos, já que ainda não existe vacina para dengue, chikungunya”, comenta o superintendente.

Outro tema abordado na reunião foi os casos de Sarampo, segundo Herlon Guimarães, no Piauí estão sendo investigados dois casos suspeitos ele relembra também que há vacina nos 224 municípios disponíveis para a população. “Já chamamos atenção também para o aparecimento de casos de sarampo em São Paulo, pelo menos três casos já confirmados e no nosso estado já estamos avaliando dois possíveis casos. Então, já chamamos a população para colocar o seu calendário vacinal em dia. Temos a vacina disponível nos postos de vacinação nos 224 municípios e atentamos a todos os piauienses para que seja possível a redução do índice de doenças em toda a rede de saúde pública do Piauí”, fala.

As vacinações contra a covid-19 também foram discutidas durante a reunião, o superintendente de Atenção à Saúde e Municípios, relembra a importância de tomar as doses de reforço. “É importante que todos os municípios possam fazer o chamamento da população que ainda está por tomar a sua dose de reforço. Toda a comunidade cientifica já apresentou trabalhos que, em detrimento do surgimento de novas variantes, é importante que a população esteja com a dose de reforço. Precisamos aumentar cada vez mais o índice vacinal de todos os piauienses”, concluiu Herlon Guimarães.

Facebook
Veja também