Viagora

UFPI apresenta proposta para volta das aulas presenciais no 2º semestre

A proposta de retorno tem como base o abrandamento da situação da pandemia da covid-19 e o avanço do estágio de vacinação.

A Universidade Federal do Piauí apresentou à comunidade acadêmica a minuta de Resolução para estabelecer o retorno das atividades presenciais acadêmicas para o próximo semestre letivo dos Colégios Técnicos, da graduação, e pós-graduação. A proposta, está aberta à comunidade para receber sugestões até o dia 4 de maio.

As colaborações devem ser encaminhadas com a devida fundamentação para avaliação da Coordenadoria Geral de Graduação (CGRAD/PREG/UFPI) via memorando eletrônico. Os alunos poderão sugerir ajustes à Resolução por meio dos colegiados dos cursos.

Segundo a UFPI, para a retomada das atividades, os docentes deverão articular as ofertas de disciplinas em formato presencial. Apenas em casos excepcionais, as ofertas poderão ocorrer mediadas por tecnologias, no limite de até 20% da carga horária. A proposta de retorno tem como base o abrandamento da situação da pandemia da covid-19 e o avanço do estágio de vacinação nas cidades onde as unidades da UFPI estão sediadas.

Foto: Divulgação/ UFPIEntrada da UFPI, Campus Universitário Petrônio Portela
Entrada da UFPI, Campus Universitário Petrônio Portela

“Estamos mantendo o diálogo com a comunidade para construímos juntos esse aguardado retorno às atividades presenciais. As condições para a retomada nunca estiveram tão favoráveis como agora. Seguiremos trabalhando para avançar com segurança”, disse o Reitor Gildásio Guedes.

Conforme a Pró-Reitora de Graduação, Ana Beatriz Gomes, a minuta da Resolução atende ao anseio da comunidade acadêmica, com cautela e responsabilidade. "Haverá a atualização do Protocolo de Biossegurança para estabelecer as novas orientações de conduta e organização de espaços nessa fase de arrefecimento da pandemia; e temos também essa resolução de retorno presencial das atividades acadêmicas. Vamos suprir ao máximo o déficit que aconteceu nesses dois anos de atividades remotas e híbridas. No dia 20 de junho, estaremos de braços abertos para receber nossos alunos da graduação".

Ainda com informações da UFPI, para participar das aulas e atividades presenciais, está mantida a exigência da apresentação do comprovante atualizado de vacinação para estudantes, docentes, servidores técnicos e colaboradores terceirizados, de acordo com as normas nacionais de Biossegurança e faixa etária. Os alunos devem apresentar a certificação de vacinação no portal discente SIGAA, já os professores, técnicos e terceirizados, devem encaminhar à chefia imediata, por e-mail.

Por: Matheus Santos

Facebook
Indicado para você
Veja também