Viagora

Elaboração de plano de segurança de barragens é iniciada no Piauí

O poder executivo contratou uma empresa por meio de licitação para elaborar projeto de recuperação da Barragem Piracuruca.

O Governo do Estado do Piauí informou que contratou uma empresa de consultoria para elaborar projeto de recuperação da Barragem Piracuruca, elaborando uma analise de equipamentos e elementos do local.

De acordo com informações divulgadas pelo poder executivo, a contratação foi realizada por meio de licitação, a empresa também será responsável pelo levantamento das estruturas da barragem, equipamentos hidromecânicos para apresentar soluções para os problemas encontrados.

Foto: DivulgaçãoBarragem de Piracuruca.
Barragem de Piracuruca.

Ainda de acordo com Governo do Estado, também está em curso um planejamento sobre a segurança do local. O diretor-geral do Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi), Leonardo Sobral, informa que as informações serão essenciais para casos de emergência. “De posse dessas informações, o plano funciona como orientador dos agentes públicos quanto à operação e segurança da barragem, principalmente em situações de emergência. Inclusive, uma das fases importantes desse plano é o treinamento de órgãos locais e comunidades ribeirinhas quanto à convivência com o rio e com a barragem”, explica.

Segundo o poder executivo, o Idepi é responsável por 14 barragens, o órgão realiza inspeções durante o ano inteiro, com isso acompanha o volume e estado das barragens. Outras barragens monitoradas pelo instituto, além da Barragem Piracuruca, e estão com projetos de recuperação são Barragem Salinas (São Francisco do Piauí-PI), Barragem Algodões II (Curimatá-PI).

Conforme o direto-geral do Idepi, o processo de acompanhamento das barragens auxiliam na manutenção dos locais. “Esta sistemática contínua de controle e acompanhamento geral das barragens, nos ajuda a viabilizar e garantir a continuidade de um plano de ação com inspeções periódicas e manutenções preventivas e corretivas nas mesmas”, informa.

Facebook
Veja também