Viagora

Seduc inicia coleta de dados do Censo Escolar de 2022 no Piauí

De acordo com a Seduc-PI, as informações que serão coletadas são relacionadas a estruturas físicas da escola.

Nessa segunda-feira (30), a Secretaria de Estado de Educação do Piauí (SEDUC-PI), iniciou a primeira etapa do Censo escolar de 2022, que tem como objetivo coletar dados sobre às escolas, gestores, turmas, alunos e profissionais escolares em sala de aula.

De acordo com a Seduc-PI, as informações que serão coletadas são relacionadas a estruturas físicas da escola, atividades complementares, horários, disciplinas, cor, faixa etária dos alunos, uso do transporte escola, grau de escolaridade de professores e monitores, dentre outras informações.

Foto: Governo do PiauíRetorno 100% presencial das escolas estaduais.
Retorno 100% presencial das escolas estaduais.

Segundo Maria José Mendes, diretora da Unidade de Ensino e Aprendizagem (Unea) da Seduc, as informações do Censo vão mostrar onde precisam ser feitas melhorias. “Com base nos dados, é possível que a Rede Estadual de Ensino tenha um mapa educacional para poder atuar diretamente nas melhorias. As informações coletadas servem como base para programas custeados pelo Governo Federal, como, por exemplo, aquisição de livros didáticos, merenda escolar, transporte, dentre outras”, informa.

Ainda segundo a diretora, os recursos para educação básica são distribuídos de acordo com o numero de alunos, o censo escolar contribui para que essa informação seja levada corretamente e os recursos enviados sejam suficientes. “Estados e Municípios recebem os recursos de acordo com o número de estudantes que estão matriculados em sua Rede e os dados utilizados são os do Censo Escolar do ano anterior, por exemplo, os recursos de 2022 basearam-se no número de alunos de 2021”, disse.

A diretora da Unea, também informa que no envio de recursos são levados em conta várias modalidades de ensino do estado. “Para receber recursos do Fundeb, a soma de estudantes matriculados em cada Unidade de Ensino da nossa Rede conta. Cada matrícula, seja ela de Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação Profissional, Educação de Jovens e Adultos tem um peso diferente na hora de receber o recurso”, explica.

Ainda de acordo com a Seduc-PI, após a coleta dos dados na primeira fase do Censo Escolar 2022, a equipe de validação de dados da secretaria, migrará as informações para o sistema do governo federal EducaCenso.

Facebook
Veja também