Viagora

Equatorial dá dicas para festas de São João mais seguras no Piauí

Os organizadores das festas e dos eventos devem tomar cuidado com as instalações elétricas, verificando sua condição e se atendem a quantidade de equipamentos que pretende utilizar.

Após dois anos sem festas presenciais, os “arraiás” já têm data marcada, por conta do relaxamento das medidas restritivas causadas pela Covid-19.

Segundo a Equatorial Piauí, nas festas, são necessários alguns cuidados, principalmente ao que se refere a energia elétrica. Segundo a Equatorial, os organizadores das festas e dos eventos devem tomar cuidado com as instalações elétricas, verificando sua condição e se atendem a quantidade de equipamentos que pretende utilizar.

Foto: DivulgaçãoFestas Juninas
Festas Juninas

De acordo com João Porfírio, executivo de segurança da Equatorial Piauí, “Sabemos que em épocas de festividades há um aumento do consumo de energia, mas em hipótese nenhuma pode ser feita ligação direta na rede da distribuidora. Essa opção pode causar acidentes, inclusive fatais, e prejudica o fornecimento de energia da região, além de configurar um crime com sanções penais graves”, explica.

A Equatorial Piauí ainda ressalta que para uso da rede elétrica de forma temporária, seja nas tradicionais barraquinhas de São João ou nos grandes eventos públicos ou privados, é necessário fazer uma solicitação de ligação provisória.

Conforme informações da Equatorial, a ligação provisória permite a realização de um evento com mais segurança, evitando uma sobrecarga na rede elétrica, acidentes e possíveis impactos no fornecimento de energia da área. Para que a solicitação seja feita, o cliente deve se dirigir a uma agência de atendimento ou postos credenciados da distribuidora, com RG, CPF, a relação de equipamentos que serão utilizados e o período do evento. Caso a realização do evento for em espaço público, o solicitante deverá apresentar a aprovação da prefeitura.

A Equatorial ainda alerta para o uso de adereços de ornamentação, como as bandeirinhas, que em hipótese alguma, deverá ser colocada nas estruturas da rede elétrica. “A decoração não deve ser instalada nas estruturas da rede elétrica como os postes, fiações e lâmpadas. E mesmo quando for fixada em outros locais, deve-se usar para decoração, preferencialmente, produtos com material isolante, para evitar que conduzam energia, em caso de contato com a rede elétrica”, alerta o executivo de segurança.

Assim como os adereços, as famosas fogueiras de São João não podem ser colocadas perto das redes elétricas. Fogueiras só devem ser acesas em áreas abertas, e longe de qualquer fiação.

Em caso de acidente ou emergência envolvendo a rede elétrica, a Equatorial recomenda o isolamento da área e entrar em contato com o Corpo de Bombeiros, por meio do número 193, e com a Equatorial Piauí, pela central de atendimento 0800 086 0800.

Facebook
Veja também