Viagora

TJ-PI julgou mais de 56 mil processos em três anos no plenário virtual

Nessa terça-feira (7), o Plenário Virtual do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) completou três anos de implantação com marca de 56.502 processos julgados.

Nessa terça-feira (7), o Plenário Virtual do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) completou três anos de implantação com marca de 56.502 processos julgados em 1.571 sessões o que equivale a 35 mil processos julgados por sessão. Os números mostram um aumento na produtividade dos julgamentos utilizando de meios digitais.

A diferença com relação aos processos presencias que registra 912 sessões com 9.291 processos. O coordenador do Laboratório de Inovação do TJ-PI (Opala Lab), Olímpio Galvão, frisa a importância da modernização aos processos judiciais. “Os julgamentos pela plataforma digital mostram o avanço do Judiciário piauiense e reforçam o compromisso da atual gestão com a celeridade da prestação jurisdicional. Com o plenário virtual, houve um aumento significativo da quantidade de processos julgados no 2º Grau. O número é perceptível em comparação com a quantidade de processos julgados em sessões presenciais.”, informa o desembargador.

Foto: Luís Marcos/ ViagoraNova sede do Tribunal de Justiça do Piauí
Tribunal de Justiça do Piauí

Ainda sobre o Opala Lab, Olímpío enfatiza a dinâmica de agilidade: “Como as sessões virtuais ocorrem em um período de sete dias, é possível inserir uma grande quantidade de processos para julgamento, o que é inviável em uma sessão presencial, uma vez que é necessário ler o voto e demanda muito tempo para julgar uma pequena quantidade de processos. Iniciamos o Plenário Virtual no 2º Grau e recentemente o inserimos nas Turmas Recursais. A ferramenta possibilita não apenas a inserção de um maior número de processos, mas também a realização de mais sessões, constituindo-se em aliada fundamental da melhoria da prestação jurisdicional.”, reforça o coordenador.

Mais conteúdo sobre:

TJPI

Facebook
Veja também