Viagora

PJe se torna único sistema processual do Judiciário piauiense

De acordo com o TJ-PI, a ação se configura como um avanço da gestão de tecnologia da informação do órgão, que visa tornar a prestação jurisdicional mais eficiente.

O Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) informou que o Processo Judicial Eletrônico (PJe), passou a ser nessa sexta-feira (01), o único sistema processual em operação no Judiciário piauiense. Os sistemas legados de 1° e 2° graus de jurisdição (ThemiWeb, ThemisWeb Recursal, Projudi, Projudi Recursal e E-tjpi), estão desativados com a migração dos processos para o PJe.

De acordo com o TJ-PI, o trabalho foi coordenado pelo juiz Luiz de Moura, coordenador dos Juizados Especiais Cíveis, Criminais e da Fazenda Pública do Estado do Piauí. A ação se configura como um avanço da gestão de tecnologia da informação do órgão, que visa tornar a prestação jurisdicional mais eficiente.

Foto: Divulgação/ TJPIPJe é o único sistema processual do Judiciário Piauiense
PJe é o único sistema processual do Judiciário Piauiense

Ainda segundo o órgão do Poder Judiciário, para o magistrado, o processo eletrônico é uma realidade que motivou o Conselho Nacional de Justiça a desenvolver o PJe, criado com base na experiência e colaboração de diversos tribunais brasileiros.

O Juiz Luiz de Moura explica que um dos benefícios da ferramenta é a otimização do tempo gasto na realização dos atos, dessa forma algumas tarefas que eram realizadas manualmente agora são automatizadas.

“O Tribunal de Justiça do Estado do Piauí, sempre à frente, iniciou a migração para o PJe ainda em 2019. Faltavam as Turmas Recursais. Hoje, com a colaboração da Presidência e Corregedoria Geral de Justiça e, sobretudo, com a força de trabalho dos próprios servidores, terceirizados e magistrados, conseguimos a migração de todos os processos das Turmas Recursais para o PJe. Com essa medida, buscamos otimizar o tempo gasto na realização dos atos, propiciando a automação de tarefas antes realizadas manualmente e reduzindo o tempo de tramitação dos processos. Além disso, a adoção de um só sistema de controle de processos possibilita a uniformização de rotinas, a melhor distribuição das tarefas aos servidores e o controle estatístico de dados de produtividade, alcançando-se maior eficiência na prestação jurisdicional. O PJe é um software em constante desenvolvimento e atualização de versões, o que facilita o acesso a novas ferramentas para melhoria no desenvolvimento das tarefas eletrônicas”, explica.

Conforme o TJ-PI, ficam mantidas as funções mínimas necessárias para consulta e protocolo de peças por agentes externos dos sistemas antigos. Com essa unificação processual, ainda será providenciado o lançamento das movimentações cancelamento da distribuição, no caso dos sistemas ThemisWeb, ThemisWeb Recursal e e-TJPI, assim como arquivamento definitivo, quando se trata de PROJUDI e PROJUDI Recursal, pela Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação.

Mais conteúdo sobre:

TJPI

Piauí

Facebook
Veja também