Viagora

Equatorial-PI alerta sobre os riscos de queimadas próximo à rede elétrica

De acordo com a Equatorial Piauí, somente nessa quinta-feira (04), a empresa registrou ocorrências por conta da prática próxima à rede elétrica em três municípios.

Nos últimos dias, foi constatado um aumento de ocorrências envolvendo queimadas, que acabam interrompendo o fornecimento de energia em alguns municípios da região sul do estado.

De acordo com a Equatorial Piauí, somente nessa quinta-feira (04), a empresa registrou ocorrências por conta da prática próxima à rede elétrica em três municípios, sendo eles, Canto do Buriti, Brejo do Piauí, e Tamboril do Piauí, que resultaram em danos a estruturas da Concessionária, como cabos partidos e postes quebrados.

Foto: Divulgação/ Equatorial PiauíEquatorial alerta sobre os riscos de queimadas próximo à rede elétrica
Equatorial alerta sobre os riscos de queimadas próximo à rede elétrica

A empresa ainda informa que quando a rede elétrica é atingida por uma queimada, os reparos e manutenções são mais complexas, e que por esse motivo, o tempo para a recomposição do sistema elétrico na região é maior.

De acordo com o Centro de Operações Integradas (COI) da Equatorial Piauí, só nos seis primeiros meses de 2022, a Distribuidora já registrou 761 casos que envolvem queimadas que prejudicaram o fornecimento de energia, revelando um aumento de 38% na média mensal de casos de interrupção pelo motivo, comparado ao mesmo período do ano passado.

A distribuidora ainda dá dicas de como evitar queimadas e riscos com a rede elétrica. Segundo a equatorial, fogueiras devem ser evitadas, principalmente perto da rede elétrica, também deve ser evitado jogar pontas de cigarro acesas às margens de rodovias ou próximo de qualquer vegetação, apagar as cinzas das fogueiras com água, evitando que o vento leve as cinzas para outro local e não coloque fogo em terrenos baldios ou lixões, não acender velas ou fogueiras próximo à vegetação seca, não limpar pastagens usando o fogo, e realizar os aceiros para a segurança da área.

Mais conteúdo sobre:

Equatorial Piauí

Queimadas

Facebook
Veja também