Viagora

Rafael Fonteles inicia reuniões no Japão nesta segunda-feira

O governador do Piauí e sua comitiva chegaram ao país neste sábado (28) e, durante a próxima semana, participam de reuniões em Tóquio

Neste sábado (28), o governador Rafael Fonteles (PT) e sua comitiva desembarcaram no Japão, dando início à segunda etapa da viagem à Ásia, que iniciou no último dia 22 de outubro. O chefe do executivo piauiense fechou vários acordos de cooperação na China e, agora em território japonês, busca apresentar as potencialidades do Piauí às empresas do país, focando na produção de hidrogênio verde, tecnologia, agronegócio e energias renováveis. Além disso, o governador visa se familiarizar com os planos de descarbonização da produção automotiva da Toyota, já que a sede da empresa fica no Japão.

De acordo com o Governo do Estado, a agenda dos representantes se inicia nesta segunda-feira (30), na cidade de Tóquio. Rafael participará de reunião com a Sumitomo Corporation, empresa que age no âmbito da produção de energia, infraestrutura, transporte e produtos químicos. Durante a oportunidade, o governador irá apresentar projetos com foco no agronegócio.

A gestão estadual afirma que, em seguida, a comitiva governamental deve apresentar oportunidades no Piauí na empresa Agrex, subsidiária da Mitsubishi, que age na produção de fertilizantes. Na ocasião, a apresentação prioriza o setor de transporte de grãos e amônia e fertilizantes através do terminal portuário de Luís Correia.

Conforme informações, Rafael Fonteles deve se encontrar com representantes da Shizen Energy Group, ainda em Tóquio. Ao longo da reunião, o governador irá mostrar à empresa – e também à Mitsubishi – oportunidades no âmbito da geração de energia eólica offshore na costa do Piauí e hidrogênio verde.

Já na terça-feira (31), o Governo do Piauí informa que Rafael e sua comitiva farão visita ao Toyota Commemorative Museum of Industry and Technology, durante a qual terão uma reunião de trabalho. Em Tóquio, os representantes governamentais se encontram com membros da Toyota e conhecerão os planos de descarbonização (carros híbridos e elétricos) da empresa.

Segundo a gestão piauiense, Rafael Fonteles ainda visitará a embaixada do Brasil em Tóquio. No local, ele participará de reunião com empresários da área de energia, compromisso que finaliza a agenda da terça-feira (31).

O Governo do Estado afirma que, na quarta-feira (01), o governador realiza visita na Toyo, empresa fabricante de pneus e materiais de borracha. Ainda nesse encontro, os piauienses apresentarão oportunidades de investimentos em hidrogênio verde no Piauí.

De acordo com informações, Rafael e sua comitiva visitam a plataforma de Inovação da Universidade de Tóquio (UTokyo IPC), onde encerram a segunda etapa da viagem à Ásia. A partir daí, a terceira parte dos compromissos no continente acontecem na Coreia do Sul, se iniciando na quarta-feira, 2 de novembro.

Segundo a gestão piauiense, a missão internacional na Ásia tem como principal intuito atrair investidores e apresentar o potencial do Piauí no que diz respeito às áreas estratégicas, como hidrogênio verde e pescado, além de parcerias para a otimização de serviços públicos. O Estado visa analisar exemplos de expertise em diversas áreas e ainda firmar parcerias que buscam impulsionar o desenvolvimento.

O Governo do Piauí informa que a meta da viagem é, além de trazer mais investimentos para o Estado, aprender com os países asiáticos e regiões as melhores práticas nas quais eles se destacam, para que possam ser trazidas ao Estado. Tanto o Japão, quanto a Coreia do Sul são países exemplos nos âmbitos de educação, governadoria digital e tecnologia da informação. A China se consagra como grande parceiro comercial em diversas áreas.

Facebook
Veja também