Viagora

Semec realizará ação para combater evasão escolar em Teresina

O município de Teresina se dispôs a trabalhar ações e estratégias que cumpram com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), agenda de progresso sociopolítico fechado com a ONU.

A Secretaria Municipal de Educação (Semec) informou que está desenvolvendo um plano para combate à evasão escolar para o ano de 2024, em conformidade com o Plano Nacional do Selo Unicef para a educação básica. A Divisão de Assistência ao Educando (DAE), pretende trazer de volta para as salas de aula da Rede Municipal cerca de 1000 alunos.

Segundo Keyla Cardoso, gerente de Assistência ao Educando da Semec, a iniciativa ocorreu em parceria com diversas instituições, dentre elas Fundação Wall Ferraz, Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi) e Fundação Municipal de Saúde (FMS). A GAE, por meio dos profissionais de Serviço Social da Semec, irá mapear as crianças e adolescentes em idade escolar (4 a 17 anos de idade) fora do ciclo de aprendizagem e estudar estratégias para levá-los de volta ao caminho na educação.

“São inúmeros os fatores envolvidos quando se identifica casos de evasão escolar. Pode ser caso de gravidez, filhos cujas mães não têm cuidadores para poderem ir à escola. Serão buscadas informações sobre as crianças, feitas visitas às escolas e à comunidade. Esse ano pretendemos realizar uma ação bem maior, com distribuição de folders à comunidade”, pontua a gerente da GAE.

A gerente da Semec finaliza destacando que a matrícula dos estudantes é um passo inicial, na medida em que os serviços da DAE se manterão pelo período de um ano em acompanhamento dessas matrículas recuperadas, de modo a garantir a permanência dos estudantes na escola. Por meio da ação de combate à evasão escolar, a Semec firma seu compromisso em promover 3 dos ODS desenvolvidos pelo Selo Unicef, sendo eles a Educação de Qualidade, a Redução das Igualdades e a Garantia da Paz, da Justiça e de Instituições Eficazes.

Por Alexia Dias

Facebook
Veja também