Viagora

Rafael Fonteles anuncia ampliação do ensino integral no Piauí

De acordo com o Governo do Estado, atualmente o Piauí conta com 96 escolas de tempo integral, e até o final de 2023, o número será expandido para 196 unidades.

Neste domingo (12), o Governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), anunciou a criação de mais 100 escolas de ensino de tempo integral no Piauí.  A notícia foi dada para durante reunião com o secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira.

De acordo com informações divulgadas pelo Governo do Estado, atualmente o Piauí conta com 96 escolas de tempo integral, e até o final de 2023, o número será expandido para 196 unidades.

Ainda de acordo com o governo, o objetivo da gestão é oferecer um ensino de maior qualidade e novas oportunidades de ingresso nas instituições de ensino superior da rede pública, e no mercado de trabalho. O Governador Rafael Fonteles, informou que ainda em março, as escolas que serão de ensino integral serão apresentadas e irão receber adaptações que tornará viável a oferta da modalidade de ensino.

 “Ao longo deste ano, paulatinamente, essas escolas irão se transformar em escolas de tempo integral. Obviamente, elas precisam de adaptações na infraestrutura física, tecnológica, no corpo docente e na metodologia. É um processo gradual, mas nós já saberemos quais são as 100 escolas novas de tempo integral. Chegaremos a 196 escolas nessa modalidade até o fim deste ano. Ou seja, meta cumprida no primeiro ano de governo”, informou.

O Governador do Piauí, também falou a respeito da implantação do modelo pedagógico desenvolvido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc-PI), onde consta atividades regulares e extracurriculares.

“O nosso novo modelo vai colocar, de forma integrada, a escola de tempo integral, ou seja, o ensino das disciplinas básicas nos dois turnos, o complemento das atividades extracurriculares em áreas como cultura e esporte, e também o ensino profissional e técnico. Esse é o modelo campeão, em que os alunos aprendem mais e aumentam as suas chances de oportunidade no mercado de trabalho. Eu estou muito feliz de ver a Seduc trabalhando e cumprindo as metas já no primeiro ano de governo”, disse.

O secretário da Educação, Washington Bandeira, comunicou que a secretaria lançará o Programa Acelera Seduc e apresentará o novo modelo pedagógico. “Chegaremos a 100 novas escolas ainda este ano, conforme o plano de governo do governador Rafael Fonteles. Também vamos apresentar o novo modelo pedagógico das escolas de tempo integral, que vai proporcionar mais resultados de aprendizagem e desempenho para nossos alunos, rumo às primeiras colocações no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb)”, comunicou.

Facebook
Veja também