Viagora

Governo anuncia que o Piauí terá a maior redução de preço da gasolina do país

Um levantamento da Leggio Consultoria apontou que os consumidores no Piauí deverão pagar por uma gasolina 2,2% mais barata, após a nova regra do ICMS.

Diante da nova regra de tributação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) estabelecida pela Petrobras, o Piauí passará a cobrar alíquota fixa de R$ 1,22 por litro a partir desta quinta-feira (31). De acordo com o governo, o estado vivenciará a maior queda no preço do combustível do Brasil.

A redução no preço final do combustível também acontecerá nos estados do Amazonas e Alagoas. Um levantamento da Leggio Consultoria apontou que os consumidores no Piauí deverão pagar por uma gasolina 2,2% mais barata.

Ainda segundo a pesquisa, em Alagoas a diminuição será de 0.6%, já no Amazonas haverá um percentual de 0,2%. As alíquotas são proporcionais ao valor e eram calculadas por cada estado através de uma porcentagem que varia entre 17% a 23%. Dados do Centro Brasileiro de Infraestrutura (CBIE) apontam ainda que a média atual era de R$ 1,59.

Contudo, a nova regra do ICMS vai gerar um aumento no preço dos combustíveis nos demais estados, como em Mato Grosso do Sul onde a gasolina deve ficar até 5,8% mais cara. O estado será o mais afetado, além disso, pelo menos nove unidades federativas também terão impacto de até 5% no preço final ao consumidor.

Mais conteúdo sobre:

ICMS

Governo do Piauí

Gasolina

Facebook
Veja também