Viagora

Seduc avalia aprendizagem de 138 mil alunos em escolas do Piauí

O projeto "Avalia Mais" vai diagnosticar o desenvolvimento dos estudantes entre os dias 20 a 27 deste mês de junho em toda a rede estadual.

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), vai realizar dos dias 20 a 27 deste mês, o projeto “Avalia Mais”. A ação diagnóstica o desenvolvimento da aprendizagem de 138 mil alunos da rede estadual de educação no Piauí.

De acordo com a Seduc, as principais disciplinas avaliadas serão Língua Portuguesa e Matemática. É a partir desta verificação que se reformula e implementa políticas públicas, a fim de melhorar os índices da educação.

Foto: Divulgação/ SemecMais de 130 mil alunos serão avaliados pela Semec
Mais de 130 mil alunos serão avaliados pela Semec

Ainda segundo a secretaria, a aplicação das provas acontecerá no horário normal das aulas dos estudantes do segundo ano do ensino fundamental a terceira série do ensino médio. O secretário da Educação, Washington Bandeira, explica que o projeto identifica detalhes do que o aluno sabe, o que deveria conhecer, além das expectativas dos discentes em relação a disciplina.

“Esse diagnóstico é importante para se reconhecer as causas, dificuldades e limitações de aprendizagem de cada aluno, e assim, melhorar os processos de ensino e aprendizagem durante o segundo semestre letivo para uma turma ou estudante específico”, declarou.

Conforme a diretora da Unidade de Currículo, Avaliação e Formação (UCAF) da Seduc, Conceição Andrade, o órgão vai aplicar 14 testes durante 2023, como estratégia de auxiliar as instituições a entenderem os níveis de aprendizagem em que os estudantes se encontram. “Com esses dados, focaremos na formação dos professores para que eles possam fazer as intervenções necessárias em sala de aula” garante.

Facebook
Veja também