Piauí tem menor taxa de mortes violentas do Norte-Nordeste, diz pesquisa
O secretário de Segurança Pública, Chico Lucas, afirma que estão sendo montadas ações estratégicas para redução dos índices de criminalidade no estado.
A 17 ª edição do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, produzido pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública divulgou nessa última quarta (20), que o Piauí conta com a menor taxa de Mortes Violentas Internacionais (MVI) do Norte-Nordeste e ocupada 8° lugar no Brasil.
De acordo com o gerente de Análise Criminal e Estatística da Secretaria de Segurança Pública do Estado, delegado João Marcelo Brasileiro, o ano de 2022, Piauí foi o segundo melhor dado de homicídio em todo o país, e que no primeiro semestre deste ano, bons resultados já estão sendo obtidos.
“O Piauí vive em torno de estados do Norte e Nordeste que têm uma configuração da violência muito parecida com a nossa. Então, garantir que o estado tenha a menor taxa de crimes letais dessas regiões é um ponto muito positivo, mostra o resultado de um trabalho desempenhado ao longo de um ano, com base em dados coletados e produzidos de forma fidedigna. Estamos avançando e os números provam que estamos desempenhando um trabalho de excelência”, disse.
O secretário de Segurança Pública, Chico Lucas, afirma que estão sendo montadas ações estratégicas para redução dos índices de criminalidade no estado. “A Segurança passa por uma reestruturação com o aumento no número do efetivo de policiais militares e civis, fortalecimento de investimentos em inteligência, viaturas e equipamentos para as forças policiais. Os impactos do fortalecimento das instituições de segurança resultam na redução nas mortes violentas intencionais e nos crimes violentos patrimoniais” destaca.
Os dados apontam que o perfil das vítimas mantém muito parecidos nas últimas edições do Anuário. Em média, 91,4% das mortes violentas internacionais vitimam homens, quanto 8,6% vitimam mulheres. Este percentual varia segundo a ocorrência.
-
Festival de Inverno de Pedro II revela maravilhas do turismo na Terra da Opala
Entre os dias 4 e 7 de junho, a 20ª edição do Festival de Inverno de Pedro II deve reunir milhares de visitantes. -
Ministério Público realiza visita ao CAPS de São Raimundo Nonato
A inspeção avaliou estrutura, atendimento e desafios da unidade; Promotoria também aderiu ao projeto “Rede Cuidar”, voltado ao fortalecimento da atenção psicossocial no Piauí -
Orquestra de Violões de Teresina é reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial
A medida, publicada no Diário Oficial do Estado dessa terça-feira (2), garante reconhecimento a esse projeto que há quase 20 anos promove formação de jovens e difusão da cultura musical. -
São João dos Bairros 2026 promoverá tradição e inclusão em Teresina
De acordo com a prefeitura, o projeto, que há seis anos leva a festa junina para diferentes comunidades da capital, retorna com uma programação especial . -
IPTU e REFIS: prazo para regularização fiscal termina em 30 de junho em Teresina
Os pagamentos à vista, tem 100% de desconto em juros e multas para débitos tributários
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir