Viagora

Coren-PI interdita parcialmente hospital Itacor em Teresina

De acordo com o conselho, a inexistência de enfermeiro é uma grave ilegalidade, que foi apontada em um processo fiscalizatório.

Nesta segunda-feira (28), os Serviços de Enfermagem da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) 2 do Instituto Tecnológico de Avaliação do Coração (Itacor), em Teresina, foram interditados devido a inexistência de enfermeiro no setor.

De acordo com o Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (Coren-PI), a inexistência de enfermeiro é uma grave ilegalidade, que foi apontada em um processo fiscalizatório que teve início em 2021.

Segundo o Coren, no relatório também constava outras inconformidades em diversos setores do hospital, que levaram a instituição a notificar os responsáveis pelo hospital e abrir um procedimento de sindicância.

Conforme a entidade, mesmo após as adequações em outros setores indicados no relatório, a irregularidade na UTI2 da unidade hospitalar, o plenário do Coren-PI, decidiu pela interdição do local.

“Com base na lei, resolvemos pela interdição da UTI 2 do hospital. Nesses casos, sempre levamos em consideração o risco-benefício. Entendemos que o risco de um paciente ser atendido nesse setor é muito maior que o benefício de um atendimento, sem as condições mínimas necessárias”, informa a instituição.

A chefe do Departamento de Gestão do Exercício Profissional (DGEP) do Coren-PI, Enfª Andressa Nogueira, informou que as inconformidades do local ferem a a Lei do Exercício Profissional da Enfermagem (Lei 7.498/86), e colocava todos em risco.

“O funcionamento da UTI 2, naquelas condições, estava colocando todos em risco. O Coren-PI se coloca à disposição para oferecer o suporte técnico necessário, para que haja a reabertura segura daquela unidade o quanto antes”, disse.

Ainda conforme o Coren, apenas os serviços de Enfermagem da UTI 2 do hospital e foram interditados, e a liberação pode ser solicitada a qualquer momento, desde que a irregularidade apontada seja solucionada pelos responsáveis da unidade hospitalar.

Segundo o Coren, participaram da interdição os conselheiros Enfª Deusa Helena Albuquerque e T.E. Wendel Alves e a Enfª fiscal Andressa Nogueira.

Outro lado

O Viagora procurou o hospital sobre o assunto e um representante informou que enviará um esclarecimento posteriormente.

Veja na íntegra a nota enviada pelo Hospital Itacor 

O Instituto Tecnológico de Avaliação do Coração-ITACOR vem a público informar que recebeu com surpresa a interdição realizada pelo Conselho Regional de Enfermagem do Piauí-COREN/PI na Unidade de Terapia Intensiva 2.

Melhor esclarecendo, a U.T.1-2 conta com apenas 04 leitos, os quais praticamente não são utilizados, pois os demais leitos da Unidade de Terapia Intensiva acomodam com êxito a demanda do hospital.

O COREN foi devidamente informado da situação, conforme protocolos, sendo demonstrado que apesar do fluxo quase nulo da U.T.1.-2, sempre há um profissional responsável quando existem leitos ocupados.

Compreendemos que a notícia possa gerar dúvidas e somos comprometidos em manter uma comunicação transparente e contínua. Asseguramos que todos os pacientes que precisam de atendimento do serviço de UTI, têm acesso ao mesmo nível de qualidade e dedicação que são oferecidos pelo Hospital Itacor nos demais leitos de terapia intensiva.

O Instituto Tecnológico de Avaliação do Coração-ITACOR se coloca à disposição do Conselho Regional de Enfermagem do Piauí-COREN/PI, compactuando com o importante dever de zelar pela qualidade dos serviços de Enfermagem, pelo respeito ao Código de Ética e cumprimento da Lei do Exercício Profissional.

Nessa esteira, cumpre mencionar que a instituto em referência preza pelos cuidados necessários aos seus profissionais de saúde, honrando o seu compromisso com a segurança de todas as envolvidos na excelência da prestação dos serviços hospitalares não só em caráter privado, mas também em favor da comunidade.

Tais cuidados também estão presentes na classe dos profissionais de Enfermagem, onde recentemente foi realizado um dimensionamento dos demais setores solicitados, sempre visando a prestação de um serviço de qualidade e melhores condições de trabalho a todos dentro das normas legais.

Portanto, reafirmando o nosso compromisso com o atendimento aos nossos pacientes, INFORMAMOS QUE OS DEMAIS LEITOS DE UTI E DEMAIS SERVICOS DO HOSPITAL CONTINUAM FUNCIONANDO DENTRO DA LEGISLAÇÃO VIGENTE DESTINADA ÀS BOAS PRÁTICAS MEDICAS, tomando as medidas necessárias, seja na via administrativa ou judicial, para esclarecimento e elucidação dos fatos

Facebook
Veja também