Viagora

Saiba como emitir RG digital na plataforma Gov.Pi Cidadão

A população pode emitir o RG Digital, de forma gratuita, através do cadastro com o Gov.br e ID Piauiense.

Na última semana, o governador Rafael Fonteles lançou a plataforma digital Gov.Pi Cidadão, que garante facilidade no acesso aos serviços públicos na palma da mão, sem sair de casa. O piauiense pode ainda emitir o RG Digital, de forma gratuita, que ficará no seu celular para casos em que for necessário apresentar documentação pessoal.   

O cadastro na plataforma é possível através do Gov.br ou o ID Piauiense, e mesmo quem já possuí o RG Digital, ou Carteira de Identidade Nacional (CIN), também pode acessar com login.

De acordo com o Governo do Piauí, o novo modelo do Registro Geral (RG) é mais moderno e já integra o número de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF). Além disso, o documento reúne dados como o título de eleitor, numeração da carteira de trabalho e previdência social, carteira nacional de habilitação, NIS/PIS/Pasep e outros, como tipo sanguíneo, deficiências.

O formato digital do documento pode ser gerado apenas após a emissão da carteira física, basta comparecer presencialmente nos postos de Espaço da Cidadania, situados nos municípios piauienses, apresentando certidão de nascimento ou de casamento originais com selo de verificação, CPF e comprovante de endereço. O RG digital é adquirido por meio do aplicativo gov.br.

Vale ressaltar que o novo RG tem mais inclusão, tendo em vista que contém símbolos identificadores de deficiências, que podem ser solicitados após um laudo médico comprovatório.

Mais conteúdo sobre:

Novo RG

Governo do Piauí

Facebook
Veja também