Viagora

Rafael Fonteles anuncia reajuste acima de 4,7% para professores

Com o reajuste anunciado pelo governador, todos os professores efetivos do Estado que trabalham no regime de 40 horas receberão salário acima de R$ 4.630,00.

Nesta segunda-feira (15), o governador Rafael Fonteles anunciou, por meio de suas redes sociais, que dará reajuste salarial linear acima da inflação para todos os professores da rede estadual de ensino.

O valor do novo piso nacional foi oficializado pelo Governo Federal, por meio de portaria dos ministérios da Educação e da Fazenda publicada no Diário Oficial da União de 29 de dezembro de 2023.

Segundo o Rafael Fonteles, no Piauí, o governo irá conceder reajuste linear acima acima de 4,7% para todos os professores da rede estadual (ativos e aposentados). Ou seja, todos os professores efetivos do Estado do Piauí irão receber acima de R$ 4.4300 (regime 40h).

O mesmo percentual de reajuste será aplicado também para todos os servidores efetivos do Estado, ativos e inativos, conforme informou o governador na postagem

Segundo o gestor, o percentual exato de reajuste será definido após reunião da Mesa Permanente de Negociação com os Servidores, no dia 18 de janeiro. Já o projeto de lei que trata do novo piso será enviado em fevereiro para a Assembleia Legislativa do Piauí (ALEPI). Nos casos necessários, o complemento para o Piso Nacional do Magistério será garantido de janeiro a abril.

O governador informou também que para os temporários (substitutos), a política de aproximação gradativa dos vencimentos em relação aos professores efetivos continua. Os professores temporários terão um reajuste maior em 2024, assim como ocorreu em 2023.

Facebook
Veja também