Viagora

Washington Bandeira assina ordem de serviço para modernização de escolas

O investimento das cinco obras, fazem parte do cronograma de ações do programa Moderniza Seduc.

O secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, assinou ordens de serviço para as obras do Ceti Moacir Madeira Campos, Ceti Joca Vieira e U. E. Godofredo Freire, em Teresina; U. E. Hilton Leite de Carvalho, em Nazária; e U. E. Francisca Marluce Nunes de Queiroz, no município de Morro do Chapéu.

Os investimentos das cinco obras fazem parte do cronograma de ações do programa Moderniza Seduc.

Foto: Divulgação/Governo do PiauíSecretário de Estado da Educação, Washington Bandeira.
Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira.

Lançado em dezembro, o  Moderniza Seduc vai acelerar as obras para que todas as escolas possam contar com o modelo adequado da infraestrutura de uma escola de Tempo Integral. “Vamos levar uma estrutura de qualidade para todas as escolas Seduc. Como estamos expandindo o ensino de tempo integral, é essencial que os prédios tenham salas de aula climatizadas, laboratórios equipados, refeitórios, bibliotecas e um projeto pedagógico moderno”, explica o secretário Washington Bandeira.

Unidade Escolar Godofredo Freire acolherá imigrantes venezuelanos

Localizada no bairro Piçarra, em Teresina, será cedida pela Seduc e adaptada para o acolhimento de imigrantes venezuelanos. O espaço contará com alojamentos, cozinha, banheiros e área de convivência. No local será possível recepcionar as famílias com atividades lúdicas para as crianças, cursos e alimentação. A ação será desenvolvida em parceria com a Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc).

Além do acolhimento às famílias, a Seduc inaugurou em 2023 a primeira escola indígena do Piauí, que passará a funcionar plenamente nesse ano, com a oferta de alfabetização, EJA e Ejatec nos idiomas português, espanhol e warao.

“São ações que, além de promover o acolhimento, incluem os povos indígenas no processo de ensino e aprendizagem. A Seduc desenvolveu um projeto pedagógico específico e multidisciplinar que permite aos venezuelanos a aquisição de habilidades para que vivam com mais dignidade no Piauí”, comenta Bandeira.

Moderniza Seduc

O programa tem o objetivo de renovar a estrutura física, técnica e tecnológica dos espaços educacionais do Piauí. Segundo o Governo do Piauí, o Moderniza Seduc tem três eixos iniciais definidos: o Caravana Acelera Seduc, que levará novos equipamentos e mobiliários às escolas; a universalização da climatização das escolas; e o eixo Minha Escola Integral, um cronograma de obras de reforma e manutenção dos espaços.

Facebook
Indicado para você
Veja também