Piauí institui nova política estadual para valorizar o trabalho da mulher
A lei busca transformar as mulheres em protagonistas no mercado de trabalho, assegurando seu acesso a informações e políticas públicas.
Nesta segunda-feira (26) o governador Rafael Fonteles sancionou, com publicação no Diário Oficial do Estado do Piauí (DOE-PI), a Lei Nº 8.482 de 23 de agosto de 2024, que institui a Política Estadual de Formação, Qualificação e Valorização do Trabalho da Mulher.
De autoria do deputado estadual Rubens Vieira (PT), a legislação busca valorizar as mulheres no mercado de trabalho piauiense.
A legislação impõe nove diretrizes, como igualdade de gênero, não discriminação, equidade salarial, acesso à formação e qualificação, respeito à diversidade, proteção da maternidade, respeito à economia do cuidado, ambiente de trabalho seguro, promoção da liderança feminina.
A lei busca transformar as mulheres em protagonistas no mercado de trabalho, assegurando seu acesso a informações e políticas públicas, e promovendo um ambiente de igualdade de oportunidades entre homens e mulheres. Entre os principais objetivos estão o fomento ao empreendedorismo feminino, o combate ao assédio no local de trabalho, e a criação de mecanismos para garantir o respeito à maternidade e à economia do cuidado.
A política também busca facilitar a inclusão de mulheres com deficiência, negras, indígenas e LGBTQIAPN+, reforçando o compromisso com a diversidade e a inclusão em todos os setores do mercado de trabalho.
Governo do Piauí
Rafael Fonteles
Fundação Municipal de Saúde divulga lotação de concursados em Teresina
O edital 03/2025 foi divulgado nesse sábado (15) e dispõe sobre os locais de atuação dos profissionais empossados no dia 11 de março deste ano.Mais de 1.500 atendimentos são realizados no Mutirão da Trabalhadora Rural em Uruçuí
As ações foram realizadas de quarta a sexta-feira (14), na Câmara de Vereadores do município.Sancionada lei que institui Programa de Saúde Vocal para professores no Piauí
O plano visa prevenir e tratar problemas vocais recorrentes do uso excessivo da voz em sala de aula.2ª Vara da Infância e Juventude de Teresina agenda audiências concentradas
Conforme o TJ-PI, a primeira semana de audiências programadas deve ser realizada entre os dias 17 e 24 de março.Comissão de Finanças da Alepi receberá secretários nesta segunda-feira
A comissão será realizada na Assembleia Legislativa do Piauí, às 9 horas desta segunda (17), sendo presidida pelo deputado Franzé Silva (PT).
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir