Operação do Imepi apreende mais de 900 produtos irregulares no Norte do Piauí
A verificação ocorreu nessa quinta-feira (17) em lojas de eletro e eletrônicos, papelarias, pneus e artigos para casa
Fiscais do Instituto de Metrologia do Estado do Piauí (Imepi) apreenderam, nessa quinta-feira (17), mais de 900 produtos em situação irregular durante uma fiscalização realizada em diversos estabelecimentos comerciais na região Norte do Piauí. Entre os itens apreendidos estão 233 adaptadores para tomada, 60 pneus, 46 carregadores de celulares, além de televisores e ventiladores considerados inseguros para o uso.
De acordo com o instituto, a operação teve como foco lojas de eletroeletrônicos, papelarias, pneus e artigos para casa, e resultou na retirada de circulação de produtos falsificados que não possuíam a devida certificação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).
Segundo a diretora-geral do Imepi, Patrícia Leal, os produtos apreendidos não apenas geravam prejuízos financeiros para os consumidores, mas também apresentavam sérios riscos à saúde e segurança da população.
"Um carregador de celular ou adaptador para tomada falso pode gerar um curto-circuito ou até mesmo um choque elétrico fatal. Já um pneu inadequado pode provocar um acidente gravíssimo. Esses produtos piratas, sem certificação do Inmetro, são extremamente danosos para o consumidor, e nossos fiscais continuarão a combater todas as irregularidades possíveis", afirmou Patrícia.
Os estabelecimentos flagrados comercializando produtos irregulares podem sofrer multas que variam de acordo com o porte da empresa, o nível da infração e a reincidência. Além disso, os produtos apreendidos serão descartados ou inutilizados, dependendo da avaliação técnica.
Governo do Piauí
Instituto de Metrologia do Piauí - Imepi
Paciente comemora final do tratamento contra o câncer n Unacon do HGV
Atualmente, 188 pacientes seguem em tratamento e acompanhamento na unidade.Prefeitura de Teresina inicia distribuição dos boletos do IPTU 2026
Também será realizada a entrega presencial pela SEMF, nos casos em que as correspondências retornarem pelos Correios.Alepi inaugura exposição sobre o legado de Niède Guidon
Pessoas que participaram da luta para a criação do Parque Nacional da Serra da Capivara fizeram parte de uma mesa de debate.Semarh retira 70 kg de resíduos das margens do Rio Poti em Teresina
Foram mobilizadas diferentes frentes de trabalho nas primeiras horas da manhã, percorrendo margens por terra e embarcados em caiaques.Maio Amarelo 2026: ações educativas alcançam mais de 15 mil pessoas em Teresina
A ação sensibilizou condutores, motociclistas, ciclistas e pedestres sobre a importância de atitudes seguras no trânsito.










E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir