Procon apreendeu mais de 2 mil botijões de gás irregulares em um ano no Piauí
Segundo o Ministério Público, o Procon tem intensificado a fiscalização contra a venda clandestina de gás de cozinha em todo o estado.
O Ministério Público do Piauí (MPPI), através do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon), está ampliando a fiscalização contra a venda clandestina de gás de cozinha (GLP) em todo o estado. Em uma operação conjunta com outros órgãos de segurança, a iniciativa resultou na apreensão de 2.652 botijões de gás em 17 cidades piauienses, de novembro de 2023 até novembro de 2024.
Conforme o Procon, grande parte das apreensões ocorreu em mercadinhos, postos de gasolina e depósitos de bebidas que não possuem autorização da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) para o comércio de combustíveis. Essa irregularidade, além de ser ilegal, coloca em risco a segurança de consumidores e da população em geral, devido ao risco de explosões e incêndios.
De acordo com o coordenador do Procon e promotor de Justiça, Nivaldo Ribeiro, o trabalho visa garantir que a comercialização de gás GLP no Piauí siga padrões de segurança rigorosos. “A venda clandestina compromete não apenas a segurança do consumidor, mas coloca em risco toda a comunidade ao redor”, afirmou.
Além disso, as vendas de GLP no Brasil são reguladas por normas de segurança rígidas, que exigem autorização da ANP. O Procon informou que a comercialização sem essa licença é crime e pode resultar em multas, medidas essas que visam coibir práticas arriscadas e proteger a vida e segurança dos consumidores. A regulamentação impõe ainda que os estabelecimentos sigam normas específicas de armazenamento e venda, devido ao alto risco envolvido.
Ministério Público do Estado do Piauí - MPPI
Crime
-
Tribunal de Justiça inaugura Programa Justo Acesso na Comarca de Curimatá
Segundo o TJ-PI, ao todo, o programa já contabiliza 40 obras inauguradas, 22 unidades instaladas e mais de 189 mil atendimentos. -
Rafael Fonteles entregará reforma do Ceti Dr. Fontes Ibiapina no Renascença
A solenidade ocorrerá nesta segunda-feira (09) no bairro Renascença, na zona sudeste de Teresina. -
Estudantes do Piauí participam da Expo Favela 2024 em São Paulo
Segundo a estudante Isabelly Cláutenes, de 17 anos, uma das criadoras do projeto, a expectativa é grande para garantir a classificação no top 10. -
Lojistas do Shopping da Cidade de Teresina relatam queda nas vendas no fim de ano
O Viagora esteve no Shopping da Cidade de Teresina e conversou com alguns permissionários sobre as expectativas para a comercialização neste período -
Hospital Justino Luz realiza primeira cirurgia de coluna cervical em Picos
O procedimento de alta complexidade foi realizado pelos neurocirurgiões Alisson Menezes e Rafael Brito em um paciente de 49 anos.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir