TCE alerta 23 prefeituras do Piauí que ultrapassaram limite de gastos com pessoal
Segundo o TCE-PI, o alerta foi motivado por divergências encontradas em relação às despesas apresentadas e os percentuais publicados.
Nesta segunda-feira (11), o Tribunal de Contas do Piauí, através da Divisão de Fiscalização de Pessoal e Folha de Pagamentos (DFPESSOAL 2), emitiu alerta a 23 prefeituras municipais que ultrapassaram o limite de gastos com pessoal em relação ao segundo quadrimestre de 2024. O alerta foi publicado no Diário Oficial do TCE-PI.
Segundo o TCE-PI, a divisão analisou as informações encaminhadas pelas prefeituras, por meio do Sagres Contábil, e identificou divergências em relação às despesas apresentadas e os percentuais publicados.
Os municípios alertados foram: Barras, Murici dos Portelas, Esperantina, Altos, Boa Hora, Madeiro, Parnaíba, Miguel Alves, Jurema, Piripiri, Lagoa de São Francisco, Jatobá do Piauí, Amarante, São João da Serra, Itaueira, Matias Olímpio, Alto Longá, Pedro II, Palmeirais, Barro Duro, José de Freitas, Redenção do Gurgueia e Paulistana.
De acordo com o Tribunal de Contas, dos municípios que ultrapassaram os limites, nove excederam o limite de alerta, sete estão acima do limite prudencial, que é de 51,30% da RCL, e outros sete estão acima do limite legal (54,00% da RCL).
A chefe da DFPESOAL 2, Dayanna Ribeiro, explicou que através do monitoramento constante é possível fazer o controle de gastos e evitar aplicações irregulares de recursos.
“Os gastos com pessoal mobilizam elevada soma de dinheiro público. Como órgão de controle externo, o TCE atua para que esses recursos sejam aplicados dentro dos parâmetros legais e de maneira eficaz, contribuindo para a correta aplicação desses recursos”, ressaltou.
Conforme o TCE-PI, os gestores devem fazer com que as despesas com pessoal se adéquem aos parâmetros estabelecidos pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).
Desta forma, os municípios evitam sofrer sanções administrativas e/ou penais previstas na Lei de Responsabilidade Fiscal e na Lei Federal nº 10.028/2000.
Tribunal de Contas do Estado do Piauí - TCE-PI
Cooperart-Poty resgata história da cerâmica piauiense e atrai turistas em Teresina
O Polo Cerâmico e a Vila Poty são os principais pontos comerciais que influenciam a economia regional.Radialista Antônio Emídio morre aos 79 anos em Teresina
O sepultamento de Antônio Emídio ocorreu na manhã deste domingo (08), no Cemitério Jardim da Ressurreição, localizado na Zona Sudeste de Teresina.Campanha contra feminicídio da Sempi será encerrada nesta quarta em Teresina
O evento acontecerá na próxima quarta-feira (11), no auditório da Defensoria Pública do EstadoTribunal de Justiça inaugura Programa Justo Acesso na Comarca de Curimatá
Segundo o TJ-PI, ao todo, o programa já contabiliza 40 obras inauguradas, 22 unidades instaladas e mais de 189 mil atendimentos.Rafael Fonteles entregará reforma do Ceti Dr. Fontes Ibiapina no Renascença
A solenidade ocorrerá nesta segunda-feira (09) no bairro Renascença, na zona sudeste de Teresina.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir