PMPI é premiada pelo Conselho Nacional do Ministério Público por inovação
A premiação ocorreu na última sexta-feira (22), pela iniciativa "Controle e Rastreabilidade de Material Bélico da PMPI".
A Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI), divulgou nessa sexta-feira (22), que a Polícia Militar do Piauí foi agraciada pela iniciativa “Controle e Rastreabilidade de Material Bélico da PMPI”, durante a cerimônia de entrega de certificados do Prêmio do Banco de Boas Práticas do Conselho Nacional do Ministério Público, solenidade ocorrida no auditório do Conselho Nacional do Ministério Público, em Brasília-DF.
“Essa boa prática foi premiada nacionalmente entre todas as polícias do Brasil. A PMPI está sendo destaque nacional, e é uma honra para nós poder representar nossa instituição aqui em Brasília. Quero agradecer imensamente à Drª Fabrícia, que, com seu controle e orientações, tornou o SICAD um modelo nacional, premiado aqui no Conselho Nacional do Ministério Público em Brasília”, destacou o Comandante-Geral da PMPI, coronel Scheiwann Lopes.
Segundo a SSP-PI, o monitoramento foi viabilizado a partir da substituição de registros físicos por um sistema informatizado: o Sistema Integrado de Controle Administrativo (SICAD) da Polícia Militar do Piauí, por meio desse sistema, a plataforma rastreia armas de fogo, munições, coletes balísticos e até mesmo o processo de coleta e descarte, buscando prevenir desvios ou usos indevidos desses materiais. A iniciativa foi realizada em colaboração com o Ministério Público do Estado e a Empresa de Tecnologia da Informação do Piauí (ETIPI).
Ainda conforme o Comandante-Geral, esta iniciativa, pioneira no Brasil, vem sendo procurada por outros estados para sua implementação, sendo uma prática que impacta socialmente pela sua inovação, na qual permite transparência, fiscalização e demonstra a importância da articulação interinstitucional, fortalecendo o controle externo da atividade policial, garantindo assim, maior segurança e responsabilidade no uso do material bélico.
De acordo com SSS-PI, através do sistema, é possível garantir maior controle, transparência, vinculação de armas a policiais específicos, além do registro e monitoramento de lotes de munições, coletes, entre outros materiais.
Por: Jéssica Borges
Tribunal de Justiça inaugura Programa Justo Acesso na Comarca de Curimatá
Segundo o TJ-PI, ao todo, o programa já contabiliza 40 obras inauguradas, 22 unidades instaladas e mais de 189 mil atendimentos.Rafael Fonteles entregará reforma do Ceti Dr. Fontes Ibiapina no Renascença
A solenidade ocorrerá nesta segunda-feira (09) no bairro Renascença, na zona sudeste de Teresina.Estudantes do Piauí participam da Expo Favela 2024 em São Paulo
Segundo a estudante Isabelly Cláutenes, de 17 anos, uma das criadoras do projeto, a expectativa é grande para garantir a classificação no top 10.Lojistas do Shopping da Cidade de Teresina relatam queda nas vendas no fim de ano
O Viagora esteve no Shopping da Cidade de Teresina e conversou com alguns permissionários sobre as expectativas para a comercialização neste períodoHospital Justino Luz realiza primeira cirurgia de coluna cervical em Picos
O procedimento de alta complexidade foi realizado pelos neurocirurgiões Alisson Menezes e Rafael Brito em um paciente de 49 anos.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir