Corpo de Bombeiros do Piauí reforça Plano Estadual de combate às chuvas
O objetivo é proteger vidas e reduzir danos durante o período chuvoso, principalmente nas áreas de risco.
O Corpo de Bombeiros Militar do Piauí (CBMEPI), em parceria com a Defesa Civil, Exército Brasileiro, Guarda Municipal e outros órgãos, objetivando proteger vidas e reduzir danos durante o período chuvoso, principalmente nas áreas de risco, intensifica as ações do Plano Preventivo Estadual de Combate às Chuvas.
Segundo o CBMEPI, o período crítico, que vai de janeiro a abril, exige atenção especial das autoridades, com ocorrências frequentes de afogamentos, veículos e pessoas arrastadas por enxurradas, desabamentos de árvores e imóveis em áreas de risco. Durante esse período, o Corpo de Bombeiros adapta suas operações, utilizando escadas e kits de atendimento pré-hospitalar em vez de equipamentos convencionais de combate a incêndios.
O coordenador da Defesa Civil Estadual, prof° Werton Costa, ressalta que o órgão tem buscado tornar o plano mais abrangente, incorporando novos parceiros, como a Associação de Radioamadores, que auxiliará em comunicações emergenciais, monitorando áreas de maior vulnerabilidade por meio de uma Sala de Crise. O espaço permitirá análises estratégicas para alocar recursos e equipes com mais precisão.
O coronel José Veloso, subcomandante-geral do Corpo de Bombeiros, destacou o trabalho da corporação em atender chamadas pelo 193 com rapidez e eficiência, independente de condições climáticas ou de localização. “Estamos na linha de frente quando o assunto é resgate ou salvamento. Com este plano, queremos garantir um tempo de resposta satisfatório para a população que necessitar de socorro”.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, o plano geral inclui campanhas educativas em rádios e redes sociais, alertando sobre os perigos de transitar por vias inundadas e as consequências de negligenciar alertas climáticos, além de reuniões mensais com órgãos parceiros e ações, objetivando a conscientização em comunidades localizadas em áreas de risco também fazem parte da estratégia. O objetivo dessas medidas, é buscar melhorar o atendimento e promover uma cultura de prevenção e segurança, sensibilizando a população piauiense sobre a importância de adotar comportamentos mais cautelosos durante o período chuvoso.
Governo do Piauí
Corpo de Bombeiros Militar do Piauí
Secretaria de Estado da Defesa Civil
-
Governo Federal reconhece estado de calamidade pública em Picos
A portaria foi publicada na edição extra do Diário Oficial da União (DOU) nesse sábado (18), garantindo que a cidade possa ser contemplada com liberação de recursos nesse momento de vulnerabilidade. -
Obras de pavimentação asfáltica na PI-115 em José de Freitas iniciam na segunda
A obra possui R$ 14 milhões de investimentos, oriundos de emenda parlamentar do deputado federal Fábio Abreu, atual secretário de Estado da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária do Piauí. -
Secult abre renovação de matrículas na Escola de Música em Teresina dia 27 de janeiro
A rematrícula deve ser feita presencialmente na secretaria da instituição, no Centro de Artesanato Mestre Dezinho (1º andar). -
Tribunal de Justiça inicia tratativas para instalação do Justo Acesso em Bocaina
O juiz auxiliar da Presidência e coordenador do Programa Justo Acesso, Luiz de Moura Correia, se reuniu com o prefeito de Bocaina, Guilherme Portela, para discutir sobre a iniciativa. -
Hospital de Bom Jesus registra mais de 600 cirurgias ortopédicas em 2024
Segundo a Sesapi, foram realizadas 615 cirurgias ortopédicas e 1.936 consultas e avaliações médicas desde a implantação do serviço.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir