Mais de 200 animais são devolvidos à natureza em 2024 no Piauí
Conforme a secretaria, a reinserção desses animais na natureza é um ato de profunda importância ecológica, contribuindo para a restauração do equilíbrio ambiental.
A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), por meio da Diretoria de Conservação da Biodiversidade (DCBio), divulgou a restituição de 204 animais silvestres ao seu habitat natural, representado não apenas a chance de uma nova vida, mas também um grande benefício para a saúde dos ecossistemas piauienses.
Segundo o secretário de Meio Ambiente, Daniel Oliveira, a soltura desses animais é o ápice de um processo cuidadoso que começa com o resgate. "Animais apreendidos pelo Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) ou pela Diretoria de Fiscalização da Semarh são encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS Piauí), onde recebem cuidados médicos e nutricionais, participando de um programa de reabilitação que os prepara para a vida selvagem", ressaltou o secretário.
De acordo com a Semarh, no Centro de Triagem, cada animal é acompanhado pela equipe especializada da DCBio, garantindo que ele esteja em condições de sobreviver antes da soltura. Atualmente, o Estado do Piauí possui três áreas para a soltura de animais, cuidadosamente cadastradas com as condições que reproduzem o ambiente natural de cada espécie. Além disso, são realizadas três ações de monitoramento após a soltura e, a secretaria acompanha a adaptação dos animais e o impacto positivo na flora e fauna local. “Cada animal que retorna ao seu habitat é um símbolo de esperança e um testemunho do compromisso do Estado com a preservação da sua rica fauna e flora. É uma vitória para a natureza e para todos nós”, destacou o Daniel Oliveira.
Conforme a secretaria, a reinserção desses animais na natureza é um ato de profunda importância ecológica, contribuindo para a restauração do equilíbrio ambiental, fortalecendo as cadeias alimentares e enriquecendo a biodiversidade do Piauí.
Governo do Piauí
Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh)
-
Governo Federal reconhece estado de calamidade pública em Picos
A portaria foi publicada na edição extra do Diário Oficial da União (DOU) nesse sábado (18), garantindo que a cidade possa ser contemplada com liberação de recursos nesse momento de vulnerabilidade. -
Obras de pavimentação asfáltica na PI-115 em José de Freitas iniciam na segunda
A obra possui R$ 14 milhões de investimentos, oriundos de emenda parlamentar do deputado federal Fábio Abreu, atual secretário de Estado da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária do Piauí. -
Secult abre renovação de matrículas na Escola de Música em Teresina dia 27 de janeiro
A rematrícula deve ser feita presencialmente na secretaria da instituição, no Centro de Artesanato Mestre Dezinho (1º andar). -
Tribunal de Justiça inicia tratativas para instalação do Justo Acesso em Bocaina
O juiz auxiliar da Presidência e coordenador do Programa Justo Acesso, Luiz de Moura Correia, se reuniu com o prefeito de Bocaina, Guilherme Portela, para discutir sobre a iniciativa. -
Hospital de Bom Jesus registra mais de 600 cirurgias ortopédicas em 2024
Segundo a Sesapi, foram realizadas 615 cirurgias ortopédicas e 1.936 consultas e avaliações médicas desde a implantação do serviço.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir