Mais de 200 animais são devolvidos à natureza em 2024 no Piauí
Conforme a secretaria, a reinserção desses animais na natureza é um ato de profunda importância ecológica, contribuindo para a restauração do equilíbrio ambiental.
A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), por meio da Diretoria de Conservação da Biodiversidade (DCBio), divulgou a restituição de 204 animais silvestres ao seu habitat natural, representado não apenas a chance de uma nova vida, mas também um grande benefício para a saúde dos ecossistemas piauienses.
Segundo o secretário de Meio Ambiente, Daniel Oliveira, a soltura desses animais é o ápice de um processo cuidadoso que começa com o resgate. "Animais apreendidos pelo Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) ou pela Diretoria de Fiscalização da Semarh são encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS Piauí), onde recebem cuidados médicos e nutricionais, participando de um programa de reabilitação que os prepara para a vida selvagem", ressaltou o secretário.
De acordo com a Semarh, no Centro de Triagem, cada animal é acompanhado pela equipe especializada da DCBio, garantindo que ele esteja em condições de sobreviver antes da soltura. Atualmente, o Estado do Piauí possui três áreas para a soltura de animais, cuidadosamente cadastradas com as condições que reproduzem o ambiente natural de cada espécie. Além disso, são realizadas três ações de monitoramento após a soltura e, a secretaria acompanha a adaptação dos animais e o impacto positivo na flora e fauna local. “Cada animal que retorna ao seu habitat é um símbolo de esperança e um testemunho do compromisso do Estado com a preservação da sua rica fauna e flora. É uma vitória para a natureza e para todos nós”, destacou o Daniel Oliveira.
Conforme a secretaria, a reinserção desses animais na natureza é um ato de profunda importância ecológica, contribuindo para a restauração do equilíbrio ambiental, fortalecendo as cadeias alimentares e enriquecendo a biodiversidade do Piauí.
Governo do Piauí
Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh)
-
Ministério Público vai vistoriar mais de 300 escolas públicas no Piauí
A iniciativa faz parte do Projeto Sede de Aprender, desenvolvido nacionalmente pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). -
Piauí tem mais de 2,7 milhões de eleitores aptos a votar em 2026, aponta TSE
De acordo com o levantamento, a capital conta com o maior eleitorado, sendo 592.180 cidadãs e cidadãos aptos a votar. -
Rompimento de adutora deixa mais de 20 bairros sem água em Teresina
Com a conclusão, o abastecimento deve ser retomado gradativamente, iniciando pelas regiões mais baixas. -
Inscrições para projeto da Orquestra Sinfônica de Teresina estão abertas até agosto
O projeto possui como público-alvo estudantes do 5º ao 9º ano e do 1º ao 2º ano do Ensino Médio. -
Eturb registra furto de 10 mil metros de cabos de iluminação pública em Teresina
O relatório informou que, no período foram furtados 10.009 metros de cabos, situação que compromete o funcionamento da iluminação em diversos pontos da cidade.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir