Lei estadual para reposição florestal é regulamentada no Piauí
Com a alteração na lei estadual nº 8.267, as modalidades de cumprimento da reposição obrigatória foram ampliadas.
A lei estadual nº 8.267 foi regulamentada pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), visando a reposição florestal obrigatória no Piauí, para fortalecer a conservação ambiental e a sustentabilidade dos recursos naturais do estado.
Com a alteração, as modalidades de cumprimento da reposição obrigatória foram ampliadas, além disso, estabeleceu-se o fluxo processual de diversas formas, incluindo a servidão ambiental perpétua, a doação de imóveis localizados em unidades de conservação (UC) ao poder público e o recolhimento de valor equivalente ao Fundo Estadual de Unidades de Conservação (Feuc).
Segundo o diretor do Centro de Geotecnologias Ambientais e de Gestão Flores da secretaria, Felipe Gomes, a legislação traz mais variedades, além de regulamentar o processo administrativo.
“Um dos principais objetivos é diversificar as formas de cumprir a reposição florestal obrigatória, que é uma determinação legal de todos os empreendedores que desmatam imóveis, e o outro é regulamentar o processo administrativo e acabar com a inadimplência”, explica o gestor.
Os detentores de autorização de supressão vegetal (ASV), nos últimos cinco anos, devem apresentar comprovantes de cumprimento da reposição florestal, conforme uma das medidas obrigatórias da instrução normativa.
Em caso de descumprimento desta deliberação, o empresário pode ser multado ou resultar em embargo da atividade explorada sobre a área desmatada. “Nós precisamos garantir essa reposição florestal para compensar tudo que a gente autorizou de desmatamento”, destaca o diretor.
Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh)
Governo do Piauí
Governo Federal reconhece estado de calamidade pública em Picos
A portaria foi publicada na edição extra do Diário Oficial da União (DOU) nesse sábado (18), garantindo que a cidade possa ser contemplada com liberação de recursos nesse momento de vulnerabilidade.Obras de pavimentação asfáltica na PI-115 em José de Freitas iniciam na segunda
A obra possui R$ 14 milhões de investimentos, oriundos de emenda parlamentar do deputado federal Fábio Abreu, atual secretário de Estado da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária do Piauí.Secult abre renovação de matrículas na Escola de Música em Teresina dia 27 de janeiro
A rematrícula deve ser feita presencialmente na secretaria da instituição, no Centro de Artesanato Mestre Dezinho (1º andar).Tribunal de Justiça inicia tratativas para instalação do Justo Acesso em Bocaina
O juiz auxiliar da Presidência e coordenador do Programa Justo Acesso, Luiz de Moura Correia, se reuniu com o prefeito de Bocaina, Guilherme Portela, para discutir sobre a iniciativa.Hospital de Bom Jesus registra mais de 600 cirurgias ortopédicas em 2024
Segundo a Sesapi, foram realizadas 615 cirurgias ortopédicas e 1.936 consultas e avaliações médicas desde a implantação do serviço.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir