Viagora

Caminhão da Mamografia promove mais de 73 mil exames no Piauí

A iniciativa, conduzida pela Sesapi, visa beneficiar áreas com vazios assistenciais identificados pelas equipes técnicas, fortalecendo a atenção básica voltada para a população feminina.

A Secretaria da Saúde (Sesapi), por meio da Diretoria de Unidade de Controle, Avaliação, Regulação e Auditoria (Ducara), já realizou 73.975 exames através do Caminhões da Mamografia em 188 municípios no Piauí.

O superintendente de Gestão da Rede de Média e Alta Complexidade da Sesapi, Dirceu Campêlo, afirmou que os exames beneficiam a população feminina na faixa etária de 40 a 69 anos. “Desde o início das atividades, os caminhões buscam cobrir os vazios assistenciais identificados pelas equipes técnicas da Sesapi, ajudando a fortalecer a atenção básica voltada ao público feminino”, explicou.

Foto: Divulgação/ Governo do PiauíCaminhão da Mamografia.
Caminhão da Mamografia.

Além disso, o superintendente afirmou que a partir destas ações também é possível auxiliar na prevenção de problemas de saúde. “Com os exames, essas mulheres podem identificar de forma precoce problemas que precisam de um tratamento rápido e dar início ao acompanhamento médico. Desde junho do ano passado estamos garantindo esses exames para a população feminina piauiense”, destaca o gestor.

Como participar

Todos os exames executados nos Caminhões da Mamografia são realizados por meio da regulação. Isso quer dizer que a paciente deve buscar a unidade básica de saúde (UBS) do seu município e realizar o pedido da regulação para o serviço, dessa forma, elas conseguem ser atendidas quando os veículos estiverem presentes no município em que mora

Facebook
Veja também