Viagora

Piauí recebe medicamento para o tratamento da Covid-19

São mais de 16 mil unidades do Paxlovid; único remédio disponibilizado pelo SUS.

O Governo do Piauí, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi),recebeu mais de 16 mil unidades do Paxlovid; até o momento, único remédio disponibilizado pelo Ministério da Saúde, por intermédio do Sistema Único de Saúde (SUS).

O medicamento é indicado para pacientes com Covid-19 leve à moderada, não hospitalizados, que apresentam elevado risco de complicações e sem necessidade de uso de oxigênio suplementar.

Foto: Divulgação/Governo do PiauíPaxlovid.
Paxlovid.

Como funciona o Paxlovid

Os medicamentos antivirais, assim como o Paxlovid, utilizam diferentes mecanismos com o objetivo de reatrair a ação dos vírus. O Paxlovid é um composto de nirmatrelvir e o ritonavir, utilizados em conjunto para o tratamento da SARS-CoV-2.

Segundo Manoel Pinheiro, diretor-geral da Duaf “Esse medicamento será destinado à população que apresenta maior chance de agravamento da doença, com isso os pacientes adultos com a Covid-19, que não estejam internados, mas que tenham algum risco deste agravamento, poderão receber gratuitamente este tratamento independente da situação vacinal”, explicou o diretor.

Quem pode tem direito à medicação

Nessa primeira fase, os grupos prioritários são pacientes imunocomprometidos com idade a partir de 18 anos e as pessoas acima de 65 anos com, ou sem comorbidades. Ao se dirigir a uma das gerências regionais de saúde, o paciente tem o direito de receber o atendimento e levar a prescrição médica com teste positivo/reagente.

De acordo com a Sesapi, é lembrar importante que a população mantenha as demais medidas de prevenção contra a doença.

Facebook
Veja também