Viagora

Rafael Fonteles decreta situação de emergência em 40 municípios do Piauí

O governador Rafael Fonteles decretou a partir desta sexta-feira (16), situação de emergência, com prazo de 60 dias, em razão das secas no sul do Piauí.

O governador Rafael Fonteles decretou a partir desta sexta-feira (16), situação de emergência em 40 municípios, com prazo de 60 dias, devido às secas no Sul do Piauí. O decreto nº 22.756, de 9 de fevereiro, foi publicado no Diário Oficial do Estado do Piauí (DOE-PI) e dispõe sobre a situação climática que leva à estiagem na região do semiárido.

Segundo o decreto, foram destacadas a estiagem nos Territórios Serra da Capivara, Vale do Canindé, Vale do Sambito, Vale do Rio Guaribas e Vales dos Rios Piauí e Itaueira, que são oriundas das estações de acompanhamento do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e Agência Nacional de Águas (ANA), com base na Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh).

Ainda conforme o governo, os municípios dessa região são afetados com as ações do fenômeno El Niño e, conforme o levantamento sistemático, as safras agrícolas ainda não retornaram à normalidade nesses municípios. Com a falta de chuvas suficientes para o reabastecimento, os poços artesianos estão em "exaustão", quando a água provém do solo seco.

Conforme os índices, houve o avanço da seca moderada (S1) e o agravamento da seca, que passou de moderada (S1) para grave (S2), de acordo com os indicadores registrados pelos órgãos competentes.

O decreto ainda informa que, ficam acionados os órgãos e entidades da Administração Pública, dentro dos respectivos campos de competências e os vinculados ao Sistema de Proteção e Defesa Civil do Estado, para adoção das medidas necessárias à restauração da normalidade.

Confira os municípios atingidos pelo decreto:

Acauã

Alegrete do Piauí

Anísio de Abreu

Avelino Lopes

Belém do Piauí

Bonfim do Piauí

Betânia do Piauí

Campo Alegre do Fidalgo

Capitão Gervásio Oliveira

Caracol

Cristalândia

Dirceu Arcoverde

Dom Inocêncio

Fartura

Francisco Macêdo

Fronteiras

Geminiano

Guaribas

Itainópolis

Jacobina Do Piauí

João Costa Do Piauí

Jurema

Marcolândia

Massapê

Monsenhor Hipólito

Morro Cabeça no Tempo

Padre Marcos

Paulistana

Pavussu do Piauí

Pedro Laurentino

Pio IX

Queimada Nova

Redenção do Gurgueia

Rio Grande do Piauí

São Braz do Piauí

São João da Varjota

São Lourenço do Piauí

Várzea Branca

Vera Mendes

Wall Ferraz

Facebook
Veja também