Viagora

Secretaria de Segurança alerta sobre venda de celulares com nota fiscal falsa no Piauí

As notas fiscais são aparentemente legítimas, mas apresentam falsidade material e as informações presentes no documento não são compatíveis.

A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), através da Superintendência de Operações Integradas, informou que identificou que aparelhos celulares provenientes de roubo e furto estavam sendo comercializados através da utilização de notas fiscais falsificadas.

As investigações constataram que, as vítimas acreditam que estão comprando produtos de origem legal. As notas fiscais são aparentemente legítimas, mas apresentam falsidade material e as informações presentes no documento não são compatíveis com nenhum dado oficial inserido no Banco Nacional de Nota Fiscal Eletrônica.

Segundo o superintendente da superintendente de Operações Integradas da SSP, delegado Matheus Zanatta, é importe que quando o aparelho eletrônico for comprado, conferir a autenticidade da nota fiscal.

“Quando o cidadão for realizar a compra de um aparelho celular, ele deve conferir a autenticidade da nota fiscal, acessando o site da Secretaria de Fazenda do Estado do Piauí, consultando a chave de acesso. Caso contrário, estará assumindo um risco, podendo responder pelo crime de receptação culposa. Além disso, se o aparelho for oferecido por um valor abaixo do mercado, o comprador deve ficar em alerta, verificando imediatamente a procedência do mesmo”, explicou o superintende.

 Ainda segundo o delegado, durante a 14° fase da Operação Interditados, deflagrada no Estado do Pará, um homem identificado pelas iniciais J.O.S. foi preso acusado de vender um celular furtado em Teresina utilizando uma nota fiscal falsificada. 

Facebook
Veja também