Carne de carneiro passa a compor merenda de escolas estaduais no Piauí
O alimento é adquirido de agricultores familiares por meio do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
O Governo do Piauí divulgou que o Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Helvídio Nunes, teve uma refeição com proteína ovina da agricultura familiar.
O alimento foi adquirido através do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), através da Cooperativa dos Produtores Rurais da Chapada Vale do Rio Itaim.
Segundo dados da Secretaria de Agricultura Familiar, o Piauí é o terceiro maior produtor de ovinos e caprinos do Nordeste. A produção de ovinos o estado é de 1,7 milhões de cabeças e a de caprinos é de 1,9 milhões, segundo dados do IBGE em 2022.

A diretora da Ceti Helvídio Nunes, Auristela Torres, disse que o novo cardápio vem sendo bem aceito pelos alunos. “A carne de carneiro é uma novidade na escola, no início era colocada no cardápio a cada 15 dias, mas com a boa aceitação de nossos alunos, estamos colocando semanalmente”, relatou.
De acordo com a nutricionista da Secretaria de Educação (Seduc), Nairany Carvalho, as vantagens da carne ovinos na alimentação dos alunos. “Além de fomentar a agricultura familiar, colocar a carne de carneiro nas escolas também traz vantagens nutricionais por aumentar o consumo de proteína de carne vermelha na merenda escolar”, afirmou.
Cooperativa Cooativa possui sede em Betânia do Piauí e trabalha em diversos municípios do Território da Chapada Vale do Itaim, como Paulistana, Jacobina, Queimada Nova, Acauã, Simões, Curral Novo e Patos. Em 2023, a cooperativa comercializou 6.160 animais, mas tem como meta para 2024, ultrapassar os 8 mil.
Governo do Piauí
Festival de Inverno de Pedro II terá Samuel Rosa, Xande de Pilares e Baco Exu do Blues
A programação foi divulgada pelo governador Rafael Fonteles nesse sábado (24), através das redes sociais.Incêndio atinge empresa de telecomunicações no bairro Pirajá
Segundo o Corpo de Bombeiros Militar do Piauí, as chamas estavam concentradas no escritório da empresa e causaram danos em computadores, notebooks, aparelhos celulares e impressoras.Sejus-PI fornece 2 mil kits para pessoas em vulnerabilidade social
Conforme a Sejus-PI, os itens que compõem o kit são roupas, calçados e acessórios destinados ao próprio sistema Penitenciário.Operação Parquet aplica R$ 4 milhões em multas por desmatamento ilegal no Piauí
A ação fiscalizou 12 propriedades rurais que totalizam cerca de 4 mil hectares de áreas desmatadas sem autorização.Estádio Lindolfo Monteiro passa por limpeza em Teresina
A ação prepara o espaço para receber próximos eventos esportivos em Teresina
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir