Operação do Imepi apreende 170 bolas de fios e cabos elétricos no Piauí
As apreensões aconteceram durante fiscalização de rotina do órgão no interior do estado, no mês de fevereiro.
O Instituto de Metrologia do Piauí (Imepi), apreendeu por fiscais do setor da Qualidade durante operação, cerca de 170 bolas de fios e cabos elétricos em situação irregular. As apreensões aconteceram durante fiscalização de rotina do órgão no interior do estado, no mês de fevereiro.
Segundo o Imepi, foram ao todo 70 empresas fiscalizadas e 29 estabelecimentos comerciais receberam autuação nas cidades de Uruçuí, Bertolínia, Colônia do Gurguéia, Elizeu Martins, Ribeiro Gonçalves e Baixa Grande do Ribeiro.
De acordo com o Aquiles Neto, coordenador de fiscalização do setor da Qualidade, o procedimento necessário para verificação de cabos e fios elétricos.
“Ao chegar nos estabelecimentos, nós verificamos o peso do produto, as informações obrigatórias na embalagem, além de um teste in loco com o aparelho de checagem. Ao ser constatada a irregularidade, esses fios são recolhidos e levados para uma nova checagem na sede do Imepi e o fabricante autuado”, enfatiza.
O coordenador ainda ressalta que, para se precaver e evitar transtornos na hora da compra, o consumidor deve sempre olhar se existe o CNPJ do fabricante na embalagem e o selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) com registro, além de observar o peso do produto. Se for muito leve, a recomendação é que não compre, pois é provável que esse fio não tenha cobre ou apenas seja revestido de alumínio.
Para a diretora-geral, Patrícia Leal, que frisa alertar sobre os riscos de incêndios e aumento na tarifa de energia em caso de compra de cabos e fios elétricos falsificados.
“Ao adquirir esse tipo de produto irregular, o consumidor corre um risco muito grande de gerar um curto-circuito em sua residência ou estabelecimento comercial, além de no final do mês pagar bem mais caro a conta de energia. Por esses motivos, nossos fiscais estão atentos ao mercado para combater qualquer irregularidade”, destacou.
Além disso, as multas variam entre R$ 100 a R$ 1,5 milhão. Em caso de irregularidade, o consumidor pode enviar uma denúncia, tirar uma dúvida, fazer uma reclamação ou enviar uma sugestão para o telefone da Ouvidoria do IMEPI, através do WhatsApp: (86) 99456-1921.
TRE-PI seleciona 20 urnas para passar por testes de autenticidade
Ao todo, são 9.233 urnas que devem ser usadas nas eleições municipais do Piauí.Rafael participa de procissão de São Francisco de Assis em Parnaíba
Durante a agenda no Norte do estado, o governador também inaugurou 54 km² de asfaltamento em Piripiri.Hospital Infantil Lucídio Portella passa a realizar cirurgias de escoliose
A escoliose é uma condição caracterizada pela curvatura anormal da coluna vertebral, geralmente mais evidente durante o período de crescimento na adolescência.OAB Piauí realizará plantão de apoio às prerrogativas durante as eleições
A iniciativa tem como objetivo oferecer suporte aos advogados e advogadas que possam enfrentar violações de suas prerrogativas profissionais durante o exercício da função nas urnas.PRF e TRE ajustam ações para as eleições municipais 2024 no Piauí
Durante o processo eleitoral, a PRF atuará em parceria com o TRE-PI, visando garantir segurança e apoio às atividades da Justiça Eleitoral.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir