Viagora

Mutirão de Catarata realizará 1ª etapa em 21 municípios no Sul do Piauí

O cronograma de cirurgias inicia na próxima semana nas cidades de Corrente e Bom Jesus, atendendo todo o Território da Chapada das Mangabeiras.

A primeira etapa do Mutirão da Catarata 2024, realizada pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesapi), vai beneficiar quase 2 mil pessoas de 21 municípios do sul do Piauí. A ação foi aprovada na Comissão Intergestores Bipartite (CIB) e acontecerá na próxima semana nas cidades de Corrente e Bom Jesus.

Segundo a Sesapi, ao todo, serão realizadas 1.076 avaliações e 861 procedimentos cirúrgicos, beneficiando pacientes acima de 60 anos residentes nos municípios de Barreiras do Piauí, Corrente, Cristalândia, Parnaguá, Riacho Frio, São Gonçalo, Sebastião Barros, Gilbués, Júlio Borges, Monte Alegre e Santa Filomena.

Foto: Divulgação/Governo do PiauíMutirão da Catarata
Mutirão da Catarata

O diretor do hospital, Alexsandro Rabelo Araújo, destaca a importância do mutirão que tem o objetivo de proporcionar acesso a saúde ocular de qualidade.

“Além de proporcionar melhorias significativas na visão, estamos investindo na qualidade de vida, este esforço conjunto visa não apenas tratar a condição ocular, mas também fortalecer os laços de solidariedade e cuidado em nossa região. A visão clara é um direito fundamental, e ao destacar a importância desse mutirão, buscamos assegurar que todos tenham acesso a uma saúde ocular de qualidade", destaca o gestor.

Ainda de acordo com a Sesapi, a triagem no Hospital Regional Manoel de Sousa Santos, em Bom Jesus, será realizada de 11 a 13 de março, precedendo as cirurgias que ocorrerão de 20 a 25 de março. Serão realizadas 1.053 avaliações e 842 cirurgias com pacientes de 10 municípios, como Alvorada do Gurguéia, Avelino Lopes, Bom Jesus, Cristino Castro, Curimatá, Currais, Morro Cabeça do Tempo, Palmeira do Piauí, Redenção do Gurguéia e Santa Luz. 

Facebook
Veja também