Viagora

Tribunal de Justiça do Piauí escolhe 4 novos desembargadores; veja nomes

A escolha dos novos magistrados aconteceu na manhã desta segunda-feira (01).

Nesta segunda-feira (1º), o Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) realizou durante sessão plenária ordinária, eleições para escolha de quatro novos desembargadores oriundos da magistratura.

Os eleitos foram Dioclécio Sousa da Silva, Antônio Reis de Jesus Nollêto, José Vidal de Freitas Filho e Maria do Rosário de Fátima Martins Leite Dias.

A posse administrativa dos novos desembargadores acontecerá nesta terça-feira (2), às 11h, no Pleno do Novo Palácio da Justiça.

Foto: Luís Marcos/ ViagoraNova sede do Tribunal de Justiça do Piauí
Nova sede do Tribunal de Justiça do Piauí

As quatro vagas eram destinadas a representantes da magistratura, sendo duas vagas a serem preenchidas pelo critério da antiguidade e duas pelo critério do merecimento, e foram abertas pela aposentadoria dos magistrados Eulália Pinheiro, Eufrásio Alves, Edvaldo Moura e José Ribamar Oliveira.

Para concorrência aos editais, os juízes precisaram estar no último quinto da carreira e preencher critérios como produtividade, participação em cursos e presteza.

No critério do merecimento, foram eleitos os magistrados Dioclécio Sousa da Silva e José Vidal de Freitas Filho, ambos com 16 votos. 

Já o desembargador José Vidal de Freitas Filho, cuja eleição atendeu ao critério do merecimento, reforçou que seguirá envidando esforços para que a sociedade piauiense receba uma prestação jurisdicional o mais justa e ágil possível.

Pelo critério da antiguidade, ascenderam ao cargo de desembargador os juízes Antônio Reis de Jesus Nollêto e Maria do Rosário de Fátima Martins Leite Dias, com 38 e 43 anos de magistratura, respectivamente. 

Facebook
Veja também