Viagora

Governo do Piauí lança Jogos Escolares e Paralimpíadas 2024 nesta quinta

Neste ano, os jogos serão realizados em sete polos de educação no estado.

Nesta quinta-feira (11), às 11 horas, o Palácio de Karnak será o palco do lançamento dos Jogos Escolares Piauienses (Jepis) e das Paralimpíadas Escolares 2024. Esses eventos, promovidos pelas Secretarias dos Esportes (Secepi), da Educação (Seduc) e para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid), representam uma celebração do esporte, da inclusão e da educação no estado.

Segundo o governo estadual, os Jepis são reconhecidos como o maior evento esportivo escolar do Piauí, englobando estudantes entre 11 e 17 anos das redes estadual e municipal de ensino, bem como alunos de escolas particulares e do Instituto Federal do Piauí (IFPI). Estima-se a participação de cerca de 4 mil alunos-atletas nas diversas modalidades esportivas em disputa.

Uma das características marcantes da evolução dos Jepis é a sua expansão gradual ao longo dos anos. Inicialmente, com a integração de alunos das escolas municipais, particulares e do IFPI. Posteriormente, com a introdução das Paralimpíadas Escolares, que incluem modalidades do paradesporto. E agora, com a descentralização das disputas, levando os jogos a diferentes polos de educação em todo o estado.

Em 2024, os jogos ampliam ainda mais seu alcance, estendendo-se a sete polos, o que proporciona a participação de representantes de todos os 224 municípios do Piauí, abrangendo os 12 territórios de desenvolvimento. As Paralimpíadas Escolares ganham destaque ao serem realizadas simultaneamente aos Jepis, com o acréscimo de modalidades, passando de duas para quatro, o que certamente aumentará a visibilidade e a importância do evento.

Outro ponto de destaque neste ano é a diversificação das modalidades esportivas oferecidas. De 18 modalidades no ano anterior, agora são 22, incluindo estreias como esgrima, tiro com arco, triathlon e natação em águas abertas. Essa expansão amplia as oportunidades para os jovens atletas e eleva as chances de conquista de medalhas.

Vale ressaltar que os talentos revelados nos Jepis representarão o estado em competições nacionais de grande relevância, como os Jogos Escolares Brasileiros (Lebs), os Jogos da Juventude (JUV), a etapa nacional das Paralimpíadas Escolares e o Campeonato Brasileiro Escolar de Futsal sub-17. Em 2023, os atletas piauienses brilharam, trazendo para casa 44 medalhas nas disputas escolares nacionais, sendo 22 de ouro, sete de prata e 15 de bronze. Um feito que superou as 23 medalhas conquistadas no ano anterior.

Facebook
Veja também