Viagora

Segunda Conferência do Clima é lançada em Teresina

O evento contou com a participação de autoridades estaduais, municipais, especialistas e representantes da iniciativa privada, na sede do Palácio da Cidade.

Na manhã desta quinta-feira (11), o Prefeito Dr. Pessoa, participou do lançamento da 2ª Conferência do Clima de Teresina. O evento contou com a participação de autoridades estaduais, municipais, especialistas e representantes da iniciativa privada, na sede do Palácio da Cidade.

O ponto central debatido pelos participantes foi a necessidade de urgência na criação de diálogos e de ações para discutir vulnerabilidade de Teresina, e buscar soluções viáveis para a sociedade civil e organizada saber lidar com os perigos suscetíveis em relação ao clima, como as inundações, alagamentos, arboviroses e queimadas.

De acordo com o prefeito, os desafios com a crise climática, tem a importância de buscar por parcerias do governo federal, instituições não governamentais e até internacionais, para tentar conter e mudar esse cenário.

“Temos feito a nossa parte para contribuir com o planeta, buscando parcerias com o governo federal, instituições não governamentais e até internacionais. Mas ainda não estamos satisfeitos, queremos ir além, apesar da urgência, ainda dá tempo de agir para mudar esse cenário”, enfatizou o prefeito.

Segundo o secretário de Planejamento, João Henrique, esse é um tema transversal para o governo municipal e está ligado a diversas esferas. “Estamos muito felizes por lançar a segunda conferência do clima em Teresina. Pensar em uma agenda climática desassociada à agenda social e dos direitos humanos não é mais possível. As soluções para as mudanças climáticas precisam levar em conta todo um conjunto de desafios colocados. É uma questão ampla, que demanda união de esforços para chegar às respostas necessárias”, explicou o João Henrique.

O coordenador da Agenda 2030, Leonardo Madeira, destacou que a iniciativa começou ainda em 2023, com um evento inspirado nas grandes conferências internacionais para se discutir o impacto das mudanças climáticas, especialmente na capital. A proposta é que Teresina abrace o movimento de rearborização para retomar as condições amenas quando detinha o título de Cidade Verde.

“Teresina vem avançando no debate, ano passado, aprovamos um Plano de Ação Climática e o Plano Diretor de Arborização, são dois planos inovadores que coloca Teresina entre as seletas capitais do Brasil, com dois instrumentos capazes de fazer enfrentamento das mudanças climáticas”, destacou o coordenador.

O coordenador ainda destacou que Teresina tem formalizado uma série de cooperações, com as Nações Unidas (ONU) com foco na justiça climática.

“Hoje nosso foco principal é com a Justiça Climática, temos projetos sustentável no extremo norte da cidade, no Residencial Edgar Gayoso, projetos voltados para a primeira infância, projetos voltados especialmente para públicos vulnerabilizados, e o maior processo licitatório de implementação do Plano de Arborização Urbana de Teresina, um custo de quase R$ 3 milhões”, destacou.

Facebook
Veja também