Estudantes da rede estadual serão levados pela Seduckacton para os EUA e Coreia do Sul
Os estudantes de rede estadual ao final da competição farão intercâmbio nos Estados Unidos e Coreia do Sul.
Nessa quinta-feira (11), o governador Rafael Fonteles recebeu das mãos do secretário de Estado da Educação (Seduc), Washington Bandeira, o resultado com as 10 equipes vencedoras da segunda etapa do 1º Sedukcathon, o hackathon da Seduc, no Palácio de Karnak.
Os estudantes de rede estadual ao final da competição farão intercâmbio nos Estados Unidos e Coreia do Sul. Foram 1500 inscritos na primeira fase e foram classificados 150 estudantes para a segunda fase, formaram 30 times, que apresentaram projetos de programação, inteligência artificial para resolverem desafios de suas escolas, com orientação dos professores.
A terceira fase será nos dias 24 a 26 de abril, uma imersão de três dias no Centro de Convenções de Teresina (CTT). Seis times serão vencedores, sendo que quatro times irão para um intercâmbio de um mês em Massachusetts, nos Estados Unidos, e dois times irão para Seul, na Coréia do Sul, totalizando 30 alunos com a experiência de um intercâmbio internacional.
Segundo o governador Rafael Fonteles os intercâmbios são frutos de parcerias realizadas a partir das missões internacionais empreendidas aos Estados Unidos e Coreia do Sul.
"Estudantes da rede pública estadual estão produzindo conhecimento tecnológico nas escolas da rede estadual. Eles terão a oportunidade de estudar em centros globais de tecnologia", destaca governador.
De acordo com o secretário estadual de Educação, Washington Bandeira, os estudantes vão conquistar as vagas dos intercâmbios após um minucioso processo avaliativo, uma prova objetiva com conhecimentos técnicos da área e língua inglesa.
"Os estudantes passaram por uma prova objetiva com conhecimentos técnicos da área e língua inglesa. Então, foram apresentados projetos para resolverem desafios de escolas públicas do Piauí. Eles vão passar um mês fazendo cursos de tecnologia da informação na sede do MIT. Na Coreia, vão conhecer uma universidade em Seul", explica o secretário.
O Seduckathon é uma competição de programação envolvendo os alunos da 2ª e 3ª séries do Ensino Médio da Seduc, regularmente matriculados nos cursos de Desenvolvimento de Sistemas e Programação de Jogos, com o objetivo de selecionar alunos e professores para intercâmbio internacional.
Lista de equipes vencedoras
1- Parnaíba (1ª GRE)
2- Pio IX (16ª GRE)
3- Teresina (21ª GRE)
4- Campo Maior (5ª GRE)
5- Cocal dos Alves (1ª GRE)
6- Paulistana (17ª GRE)
7- Monsenhor Gil (18ª GRE)
8- Guaribas (13ª GRE)
9- Teresina (4ª GRE)
10- Batalha (2ª GRE)
Governo do Piauí
Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes - Enade
Rafael Fonteles
Governo Federal reconhece estado de calamidade pública em Picos
A portaria foi publicada na edição extra do Diário Oficial da União (DOU) nesse sábado (18), garantindo que a cidade possa ser contemplada com liberação de recursos nesse momento de vulnerabilidade.Obras de pavimentação asfáltica na PI-115 em José de Freitas iniciam na segunda
A obra possui R$ 14 milhões de investimentos, oriundos de emenda parlamentar do deputado federal Fábio Abreu, atual secretário de Estado da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária do Piauí.Secult abre renovação de matrículas na Escola de Música em Teresina dia 27 de janeiro
A rematrícula deve ser feita presencialmente na secretaria da instituição, no Centro de Artesanato Mestre Dezinho (1º andar).Tribunal de Justiça inicia tratativas para instalação do Justo Acesso em Bocaina
O juiz auxiliar da Presidência e coordenador do Programa Justo Acesso, Luiz de Moura Correia, se reuniu com o prefeito de Bocaina, Guilherme Portela, para discutir sobre a iniciativa.Hospital de Bom Jesus registra mais de 600 cirurgias ortopédicas em 2024
Segundo a Sesapi, foram realizadas 615 cirurgias ortopédicas e 1.936 consultas e avaliações médicas desde a implantação do serviço.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir