Projeto TJPI Descomplica é destaque no Encontro Nacional de Corregedores
O 93º Encontro Nacional dos Corregedores-Gerais da Justiça (ENCOGE), em Palmas (TO), discutiu o uso da linguagem simples no Judiciário.
O projeto TJPI Descomplica foi destaque no 93º Encontro Nacional dos Corregedores-Gerais da Justiça (ENCOGE), em Palmas (TO), que discutiu o uso da linguagem simples no Judiciário.
O corregedor piauiense, desembargador Olímpio José Passos Galvão, e o juiz da comarca de Luzilândia, Thiago Aleluia, foram responsáveis por conduzirem a discussão, oportunidade em que apresentaram técnicas específicas de linguagem simples aplicadas em documentos judiciais, como mandados e citações.

Durante o evento, o corregedor destacou a importância participar de encontros nacionais que reúnem tribunais e corregedorias de todo o país pois reflete no desenvolvimento das instituições que se fortalecem com as troças de experiências e ações.
O juiz Thiago Aleluia enfatizou que o Poder Judiciário precisa modernizar sua forma de se comunicar. Segundo o magistrado, o sistema judicial tem utilizado, historicamente, padrões e uma linguagem excessivamente formal, o que torna difícil para que a população compreenda seus atos.
“Nosso projeto vai além de simplificar documentos judiciais. Buscamos aproximar o cidadão do Poder Judiciário, melhorando a comunicação jurídica. Utilizamos recursos como imagens e vídeos didáticos para tornar a linguagem mais acessível e compreensível”, enfatizou o juiz.
Tribunal de Justiça do Piauí - TJ-PI
Colheita de melancias impulsiona comercialização em Agricolândia
Conforme os agricultores locais, em Agricolândia há grande plantio da melancia da variedade Crimson Sweet.MP investiga prefeito de Valença PI por irregularidades em contratos de R$ 13 milhões
O procedimento preparatório foi assinado pela promotora de justiça Naíra Junqueira Stevanato.ETURB suspende licitação da limpeza pública de Teresina de R$ 513 milhões
A medida, publicada no Diário Oficial do Município, atende a uma decisão liminar proferida pelo Juízo da 2ª Vara dos Feitos da Fazenda Pública da Comarca de Teresina.Fundação Wall Ferraz conclui curso de Operador de Computador em Teresina
Conforme a prefeitura, ao longo da capacitação, os participantes desenvolveram conhecimentos essenciais em informática.Defesa Civil de Teresina participa de audiência para reforçar prevenção às queimadas
Na reunião, foram debatidas ações de monitoramento, fiscalização, educação ambiental, conscientização da população e resposta rápida às ocorrências.










E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir