Lei de inspeção vegetal é regulamentada no estado do Piauí
Decreto publicado no Diário Oficial estabelece normas de inspeção sanitária e industrial em estabelecimentos que processam produtos de origem vegetal.
O Estado do Piauí publicou o decreto nº 22.862, de 27 de março de 2024, pela Agência de Defesa Agropecuária (Adapi).Este decreto regulamenta a lei de inspeção vegetal e estabelece normas para a inspeção sanitária e industrial de produtos e estabelecimentos que processam produtos de origem vegetal.
"Estávamos aguardando ansiosamente a publicação desse decreto, pois ele nos permite dar seguimento às nossas demandas junto ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal", explicou Ernando Moura, gerente de Inspeção e Classificação Vegetal.
Com o decreto em vigor, a Adapi agora se prepara para encaminhar a legislação para análise do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) visando à adesão e equivalência para a inspeção vegetal. Atualmente, essa atividade é realizada pelo Mapa, mas com a adesão ao Sisbi-POV, a Adapi poderá assumir essa competência. O primeiro produto a ser trabalhado será a cajuína.
"Estamos muito otimistas, sendo o primeiro estado da federação a encaminhar o programa de trabalho visando à adesão ao Sisb-POV. Com isso, poderemos atuar na inspeção vegetal, que até então era realizada a nível federal. Se aprovado, a cajuína será a primeira a passar por esse processo ainda este ano, e mais adiante, iremos trabalhar em outras bebidas e produtos como polpa de fruta e bebidas alcoólicas", destacou João Rodrigues, diretor-geral da Adapi.
O secretário da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária, Fábio Abreu, enfatizou a importância desse serviço, ressaltando as oportunidades de expansão do mercado para os produtores.
"Com isso, os produtores e empresários ganharão em agilidade de processos graças à nossa capilaridade por meio de escritórios em praticamente 70% dos municípios do estado. Com o selo Sisbi-POV, poderão comercializar seu produto em todo o Brasil, tendo oportunidades de aumentar a produção, gerando mais emprego e renda", completou o gestor.
A iniciativa representa um avanço significativo para o setor agropecuário do Piauí, promovendo a qualidade e segurança dos produtos vegetais, além de abrir novas oportunidades de negócios para os produtores locais.
Governo do Piauí
Governo Federal reconhece estado de calamidade pública em Picos
A portaria foi publicada na edição extra do Diário Oficial da União (DOU) nesse sábado (18), garantindo que a cidade possa ser contemplada com liberação de recursos nesse momento de vulnerabilidade.Obras de pavimentação asfáltica na PI-115 em José de Freitas iniciam na segunda
A obra possui R$ 14 milhões de investimentos, oriundos de emenda parlamentar do deputado federal Fábio Abreu, atual secretário de Estado da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária do Piauí.Secult abre renovação de matrículas na Escola de Música em Teresina dia 27 de janeiro
A rematrícula deve ser feita presencialmente na secretaria da instituição, no Centro de Artesanato Mestre Dezinho (1º andar).Tribunal de Justiça inicia tratativas para instalação do Justo Acesso em Bocaina
O juiz auxiliar da Presidência e coordenador do Programa Justo Acesso, Luiz de Moura Correia, se reuniu com o prefeito de Bocaina, Guilherme Portela, para discutir sobre a iniciativa.Hospital de Bom Jesus registra mais de 600 cirurgias ortopédicas em 2024
Segundo a Sesapi, foram realizadas 615 cirurgias ortopédicas e 1.936 consultas e avaliações médicas desde a implantação do serviço.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir