Rafael Fonteles pede autorização à Alepi para empréstimo de R$ 100 milhões
Este financiamento será utilizado para a aquisição de Veículos Leves sobre Trilhos, como parte do Programa de Infraestrutura de Transporte e Mobilidade Urbana (Pró-Transporte).
O governador do Piauí, Rafael Fonteles, enviou à Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) um projeto de lei solicitando a autorização para que o Poder Executivo estadual contrate um empréstimo de R$ 100 milhões junto à Caixa Econômica Federal. Este financiamento será utilizado para a aquisição de Veículos Leves sobre Trilhos (VLT), como parte do Programa de Infraestrutura de Transporte e Mobilidade Urbana (Pró-Transporte).
O projeto, que faz parte do Novo PAC – Mobilidade Urbana Sustentável – Renovação de Frota, do Ministério das Cidades, tem como objetivo principal a expansão e modernização do sistema metropolitano de transporte de Teresina. Segundo a proposta, os investimentos serão destinados à extensão da linha ferroviária na região sudeste da cidade, abrangendo novos bairros, além de melhorias na linha 1 - sudeste já existente. Essas mudanças visam reduzir o intervalo entre os trens e aumentar a capacidade de passageiros.
"É um sistema adequado para capacidade média de transporte à escala regional e metropolitana, geralmente maior que o ônibus convencional e menor que a de metrô de grande porte. Entre as suas vantagens, podemos destacar o baixo investimento em relação a outros modais, a vida útil do sistema, a grande capacidade de passageiros, a adaptabilidade às condições locais existentes, o funcionamento a partir da utilização de biodiesel ou modelo híbrido (biodiesel/elétrico), a facilidade de integração aos sistemas de transportes existentes, o menor impacto ambiental e promoção de renovação do meio urbano e paisagístico", justificou o governador no Projeto de Lei.
Colapso do sistema convencional de ônibus
Desde 2019, Teresina vem enfrentando um colapso no sistema convencional de ônibus, com redução de frota e linhas, além de tentativas frustradas de integração via terminais. A capital já possui um sistema de VLT operando na linha 1 - sudeste, ligando o Grande Itararé ao Centro da cidade, que tem registrado um aumento na demanda devido às falhas no sistema de ônibus.
"A cidade de Teresina vem registrando, desde 2019, o colapso do sistema convencional de ônibus, seja com a redução de frota e linhas ou tentativa frustrada de utilização de terminais de integração, e vem sofrendo uma redução significativa do número de passageiros transportados. A capital, que também possui um sistema de VLT operando na linha - 1 sudeste, fazendo a ligação entre o Grande Itararé e o Centro da cidade, já registra aumento de demanda com o colapso do sistema convencional de ônibus", explica o gestor.
Com a aquisição dos novos VLTs, espera-se uma maior captação de passageiros, redução no tempo de espera e melhor integração com o sistema rodoviário. A expansão da linha até os bairros Colorado e Gurupi visa atender a uma demanda crescente na região, especialmente de trabalhadores e estudantes que dependem de um transporte ágil e de baixo custo.
"O empreendimento possibilitará um aumento da oferta de transporte para a população, gerando um incremento da ordem de 4 mil passageiros/dia para uma comunidade de pessoas que dependem de um transporte ágil e de baixo custo, notadamente trabalhadores e estudantes que se deslocam principalmente para os núcleos da região do Grande Dirceu e do Centro da cidade", ressalta Rafael Fonteles.
Governo do Piauí
Rafael Fonteles
Uespi publica edital seletivo para transferências externas
De acordo com a instituição, o edital possui alguns critérios para habilitação das vagas para os discentes interessadosZPE Piauí registra crescimento de 3.500% nas exportações e atrai novos investimentos
Com 720 toneladas de cera de carnaúba exportadas, três novas empresas chegam ainda este ano e devem gerar milhares de empregosInscrições para o concurso da Sefaz-PI encerram na terça
O concurso é organizado pela Fundação Carlos Chagas (FCC) e oferece vagas para quatro cargos distintos.Serra de Santo Antônio em Campo Maior vira tesouro natural do Piauí
Localizado em área de transição entre Caatinga e Serrado, o parque se destaca como destino turístico sustentável e espiritual do PiauíCâmara de São João do Piauí assina acordo e vai realizar concurso para controlador
O presidente da Câmara Municipal de São João do Piauí, vereador José Joaquim de Araújo, celebrou Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), proposto pelo promotor de Justiça Jorge Luiz da Costa Pessoa.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir