TJ-PI discute meta nacional sobre feminicídio e violência doméstica
Esta meta visa a priorização do julgamento de processos relacionados ao feminicídio e à violência doméstica e familiar contra as mulheres.
O Tribunal de Justiça do Estado do Piauí (TJ-PI), por meio da Secretaria de Gestão Estratégica (SEGES), promoveu na manhã desta sexta-feira (12) uma audiência pública dedicada à discussão da Meta Nacional nº 8 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Esta meta visa a priorização do julgamento de processos relacionados ao feminicídio e à violência doméstica e familiar contra as mulheres.
O evento, que aconteceu no auditório do Pleno do Palácio da Justiça, é o terceiro marco na Agenda Estratégica do TJ-PI para contribuir com a construção das metas a nível nacional. As etapas anteriores incluíram uma consulta pública e uma reunião estratégica com magistrados e servidores.

O desembargador Ricardo Gentil, supervisor da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (CEVID) do TJ-PI, abriu a audiência destacando a importância do diálogo entre o Poder Judiciário e o público. "Nosso objetivo é criar mecanismos que possam colaborar na elaboração das metas nacionais referentes a essa matéria tão sensível", afirmou Gentil.
A magistrada Keylla Raniere, coordenadora da CEVID, detalhou que a Meta 8 estabelece a identificação e o julgamento, até 31 de dezembro deste ano, de pelo menos 75% dos casos de feminicídio e 90% dos casos de violência doméstica e familiar contra a mulher distribuídos até 31 de dezembro de 2022. “Estamos empenhados em alcançar esses índices, que representam um avanço significativo na proteção e garantia dos direitos das mulheres”, disse Raniere.
Lara Bonfim, Secretária Estratégica do TJ-PI, ressaltou a relevância da participação de servidores, magistrados e cidadãos nos eventos de gestão participativa. "Essa iniciativa, orientada pelo CNJ, é fundamental para identificarmos os pontos a serem aprimorados e, ao mesmo tempo, adotarmos boas práticas de outros estados", explicou Bonfim. Ela enfatizou que o compartilhamento de diferentes perspectivas é essencial para um planejamento judiciário mais inclusivo e eficaz.
Tribunal de Justiça do Piauí - TJ-PI
-
Uespi publica edital seletivo para transferências externas
De acordo com a instituição, o edital possui alguns critérios para habilitação das vagas para os discentes interessados -
ZPE Piauí registra crescimento de 3.500% nas exportações e atrai novos investimentos
Com 720 toneladas de cera de carnaúba exportadas, três novas empresas chegam ainda este ano e devem gerar milhares de empregos -
Inscrições para o concurso da Sefaz-PI encerram na terça
O concurso é organizado pela Fundação Carlos Chagas (FCC) e oferece vagas para quatro cargos distintos. -
Serra de Santo Antônio em Campo Maior vira tesouro natural do Piauí
Localizado em área de transição entre Caatinga e Serrado, o parque se destaca como destino turístico sustentável e espiritual do Piauí -
Câmara de São João do Piauí assina acordo e vai realizar concurso para controlador
O presidente da Câmara Municipal de São João do Piauí, vereador José Joaquim de Araújo, celebrou Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), proposto pelo promotor de Justiça Jorge Luiz da Costa Pessoa.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir