Governo do Piauí reforça combate às mudanças climáticas
Em 2022, o Piauí alcançou uma redução significativa nas emissões de gases de efeito estufa, uma diminuição de 57% em relação ao pico de emissões em 2012.
O Governo do Estado do Piauí, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), informou que está intensificando suas ações para enfrentar as mudanças climáticas, reafirmando seu compromisso com o desenvolvimento sustentável e resiliente. As medidas adotadas pelo estado contribuem significativamente para os esforços globais de mitigação e adaptação às mudanças climáticas.
Segundo o governo, As iniciativas visam alinhar o estado com as metas estabelecidas pelo Acordo de Paris e pelas Contribuições Nacionalmente Determinadas Brasileiras (NDCs), que incluem a redução das emissões de gases de efeito estufa (GEE) em 48% até 2025 e 53% até 2030, com o objetivo de alcançar a emissão líquida zero até 2050.
Em 2022, o Piauí alcançou uma redução significativa nas emissões de GEE, registrando 14,8 MtCO2 e uma diminuição de 57% em relação ao pico de emissões em 2012. Esta conquista é resultado das ações contínuas de mitigação e adaptação às mudanças climáticas implementadas pelo estado.
Em 2023, o estado instituiu o Fórum Estadual de Mudanças Climáticas e Combate à Pobreza, que realiza reuniões regulares e coopera com organizações nacionais e internacionais. Além disso, foi implementado o Plano Estadual de Ação Climática (Peac), que inclui inventários de emissões e análises de riscos climáticos.
A Semarh intensificou as operações de combate ao desmatamento ilegal através do plano "Cerrado Vivo", resultando em mais de 165 multas aplicadas e 87.721 hectares de áreas embargadas. Essas ações contribuíram para uma redução de 15,3% no desmatamento em 2023 em comparação com 2022.
Para prevenir eventos climáticos extremos, novas tecnologias como drones e satélites de alta resolução foram adquiridas. A Sala de Monitoramento foi modernizada para prever e monitorar desmatamentos, queimadas e urbanização. Em 2023, foram emitidos 178 boletins de alertas e 163 boletins hidrometeorológicos.
O estado revitalizou o Núcleo de Pesquisa para Recuperação de Áreas Degradadas (Nuperade), em Gilbués, e atualizou o Plano Estadual de Combate à Desertificação. A publicação da lei nº 8.095 reforçou a política estadual para combater a desertificação e recuperar áreas degradadas.
O Piauí tem participado ativamente de eventos internacionais como a COP28 em Dubai e a 3ª Conferência Brasileira de Mudança do Clima em Natal, reforçando seu compromisso com a agenda climática global.
Governo do Piauí
Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh)
-
Uespi publica edital seletivo para transferências externas
De acordo com a instituição, o edital possui alguns critérios para habilitação das vagas para os discentes interessados -
ZPE Piauí registra crescimento de 3.500% nas exportações e atrai novos investimentos
Com 720 toneladas de cera de carnaúba exportadas, três novas empresas chegam ainda este ano e devem gerar milhares de empregos -
Inscrições para o concurso da Sefaz-PI encerram na terça
O concurso é organizado pela Fundação Carlos Chagas (FCC) e oferece vagas para quatro cargos distintos. -
Serra de Santo Antônio em Campo Maior vira tesouro natural do Piauí
Localizado em área de transição entre Caatinga e Serrado, o parque se destaca como destino turístico sustentável e espiritual do Piauí -
Câmara de São João do Piauí assina acordo e vai realizar concurso para controlador
O presidente da Câmara Municipal de São João do Piauí, vereador José Joaquim de Araújo, celebrou Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), proposto pelo promotor de Justiça Jorge Luiz da Costa Pessoa.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir