Rafael Fonteles sanciona lei que institui Política Estadual de Segurança Pública
A legislação foi publicada nesta segunda-feira (26) no Diário Oficial do Estado.
O governador do Piauí, Rafael Fonteles, sancionou a Lei nº 8.480, que institui a Política Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (PESPDS), que estabelece diretrizes com o objetivo de modernizar e fortalecer as instituições de segurança. A legislação foi publicada nesta segunda-feira (26) no Diário Oficial do Estado.
De acordo com a legislação, a política de segurança tem como principal objetivo promover a atuação conjunta, coordenada e integrada entre a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), que inclui a Polícia Militar (PM-PI), Polícia Civil (PC-PI), Corpo de Bombeiros Militar, e a Secretaria de Estado da Justiça (SEJUS), por meio da Polícia Penal, além de outras instituições estaduais. Sem deixar de lado os municípios e a sociedade para garantir a preservação da ordem pública, a segurança das pessoas e a proteção do patrimônio.
Para isto, o projeto abrange três planos essenciais: o Plano Estadual de Segurança Pública e Defesa Social, o Plano Estadual de Política Penal, e o Plano Estadual de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres.
A delegada Carla Brizzi é a coordenadora Interna do PESP (2021-2030) e explicou que diretrizes rigorosas do Ministério da Justiça são utilizadas como base para a construção dos planos, diante das exigências de metas claras até 2030.
“A Secretaria de Segurança Pública possui setores responsáveis com recursos e tecnologia responsáveis pelo monitoramento e avaliação dos planos, o que torna essa lei mais importante e mais significativa. A mesma vai ser executada e a população do Piauí vai sentir, como já tem sentido, uma maior sensação de segurança. A tendência é que até 2030 nós consigamos diminuir significativamente os índices de criminalidade em todo o Estado do Piauí”, destacou a delegada.
Conforme o secretário de Segurança Pública, Chico Lucas, essa integração vai promover uma modernização da segurança pública no Piauí.
“Além de fortalecer as ações de prevenção e repressão de crimes, a PESPDS prioriza a redução da letalidade violenta e a implementação de políticas transversais que visam preservar a vida e a dignidade humana, além de realizar a análise e o enfrentamento das situações de emergência. Essa lei reforça nosso compromisso com a proteção dos direitos fundamentais dos cidadãos”, pontuou.
A legislação ainda enfatiza outras diretrizes, como o respeito ao ordenamento jurídico e aos direitos e garantias individuais e coletivos, proteção dos direitos humanos e a promoção da cidadania e da dignidade da pessoa humana.
-
Acusado de matar companheira é condenado a 21 anos de prisão em Miguel Alves
De acordo com a denúncia do Ministério Público do Piauí, o crime ocorreu em setembro de 2023 na residência do casal. -
Piauí se torna o 2º maior produtor de mel do Brasil, aponta IBGE
De acordo com os dados divulgados pelo IBGE, o Piauí produziu 3.249,5 toneladas de mel em 2014, e em 2023, atingiu 8.829,8 toneladas. -
Projeto emite carteiras de identidade para detentos do presídio de Altos
Em 2024, o Projeto Registrar já levou a emissão da carteira nacional de identidade para 279 internos nas unidades prisionais do Piauí. -
Cejusc Móvel negocia mais de R$ 477 mil em mutirão de acordos em Pedro II
A ação faz parte do programa "Desperte para o Acordo", iniciativa da Corregedoria Geral da Justiça do Piauí para acelerar a resolução de conflitos bancários. -
Carretinha da Saúde entrega óculos a crianças em municípios no Sul do Piauí
A ação começou por Cristalândia e Riacho Frio, onde 26 crianças já receberam os óculos.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir