Sancionada lei que institui Programa de Saúde Vocal para professores no Piauí
O plano visa prevenir e tratar problemas vocais recorrentes do uso excessivo da voz em sala de aula.
O governador Rafael Fonteles sancionou a lei que cria o Programa Estadual de Saúde Vocal para professores da rede pública de ensino. A medida, publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) nessa sexta-feira (14), visa prevenir e tratar problemas vocais recorrentes do uso excessivo da voz em sala de aula.
Conforme o Governo do Estado, o regramento estabelece uma série de cuidados voltados aos profissionais do ensino, que utilizam excessivamente a voz em sala de aula. Entre as diretrizes, estão a exigência de exames médicos na admissão dos professores para identificar possíveis alterações vocais ou patologias laríngeas, além da criação de um programa de capacitação semestral, ministrado por fonoaudiólogos especializados.
A lei prevê ainda a implementação de um programa de proteção, que busca adequar o processo de trabalho, promovendo o desenvolvimento de tecnologias para auxiliar o ensino e minimizar o esforço vocal dos docentes. Além disso, o programa contempla um plano de recuperação, garantindo atendimento fonoaudiológico aos profissionais que apresentem desordens vocais, podendo ser avaliada a necessidade de afastamento temporário ou definitivo da sala de aula.
O programa será coordenado pelas secretarias de Educação (Seduc) e da Saúde (Sesapi), que ficarão responsáveis pela execução das diretrizes. O objetivo é garantir o bem-estar dos professores, assegurando condições adequadas de trabalho e o acesso a tratamentos médicos e fonoaudiológicos sempre que necessário.
Rafael Fonteles
Governo do Piauí
Secretaria de Estado da Educação - Seduc
Secretaria de Estado da Saúde - Sesapi
Piauí vacina mais de 260 mil pessoas contra a gripe, aponta pesquisa
Os dados apontam que mais de 264 mil piauienses já foram imunizados contra a influenza em 2025Rafael Fonteles entregará novas viaturas para Corpo de Bombeiros nesta quinta
A solenidade acontecerá nesta quinta-feira (22), no Comando Geral da corporação, em TeresinaEquatorial abre mais de 35 vagas de emprego para Call Center em Teresina
O processo seletivo é online e os candidatos não precisam ter experiênciaRafael Fonteles institui uso do controle de ponto para terceirizados e servidores
O decreto nº 23.834, que dispõe sobre a medida, foi publicado nessa segunda-feira (19), no Diário Oficial do Estado.Prefeitura de Esperantina realiza panfletagem da campanha “Faça Bonito”
A ação tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância do enfrentamento ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir