Rafael sanciona lei que reserva vagas de emprego para mulheres vítimas de violência
A medida visa contribuir com a inserção econômica dessas mulheres vítimas de violência doméstica, por meio da independência financeiramente.
Nesta sexta-feira (28), o governador Rafael Fonteles sancionou a Lei Nº 8.313/2024, que garante a reserva de 5% das vagas de emprego em contratos estaduais para mulheres vítimas de violência doméstica e familiar. A medida visa contribuir com a inserção econômica dessas vítimas, por meio da independência financeiramente.
De acordo com o governo, a implementação e monitoramento da lei será realizado pela Secretaria Estadual das Mulheres (Sempi), com uso de um banco de dados contendo informações das mulheres assistidas pela rede de atendimento e que autorizam a disponibilização de seus dados para oportunidades de trabalho.

Rafael Fonteles destacou que o principal objetivo da lei é assegurar autonomia para as mulheres e fortalecer a rede de proteção às vítimas de violência no Piauí.
“Nosso compromisso é garantir que essas mulheres tenham acesso ao emprego e possam seguir suas vidas com mais segurança e autonomia”, afirmou o governador Rafael Fonteles.
Feminicídios cresceram 43% em 2024, aponta Observatório da Mulher Piauiense
A sanção desta lei ocorreu durante o lançamento da campanha Sem Assédio Moral e Sem Assédio Sexual, no Palácio de Karnak. Durante a solenidade, a Sempi apresentou dados do Observatório da Mulher Piauiense que apontaram o crescimento do número de feminicídio em 43% no ano de 2024, se comparado a 2023.
Conforme o levantamento, no ano passado foram registrados 40 feminicídios, sendo que 29 aconteceram dentro da residência da vítima. Além disso, aumentou em 8% o número de boletins de ocorrência referente a esse tipo de crime.
O governador reconheceu que a realidade do Piauí é preocupante e destacou que está trabalhando para intensificar o combate à violência contra a mulher.
“Estamos avançando na proteção das mulheres, com mais patrulhamento, mais delegacias e um Judiciário mais ágil na concessão de medidas protetivas. No entanto, ainda há desafios a enfrentar, especialmente quando o crime ocorre dentro de casa. Precisamos continuar investindo em conscientização e em políticas públicas eficazes”, afirmou o governador.
Para conferir os dados do Observatório da Mulher Piauiense na íntegra, basta clicar aqui.
Rafael Fonteles
Secretaria de Estado das Mulheres do Piauí (SEMPI)
Câmara de São João do Piauí assina acordo e vai realizar concurso para controlador
O presidente da Câmara Municipal de São João do Piauí, vereador José Joaquim de Araújo, celebrou Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), proposto pelo promotor de Justiça Jorge Luiz da Costa Pessoa.Arcebispo de Teresina destaca significado da Sexta-Feira Santa para fiéis
Nessa data tradicional, segundo o clérigo, a igreja lembra do sacrifício do filho de Deus que entregou sua própria vida para salvar a humanidade.Prefeitura de Fronteiras lamenta morte de jovens em acidente na BR 230
O acidente aconteceu no povoado Tamboril, quando um grupo de seis amigos seguia de Campos Sales, no Ceará, com destino a São Julião, no Piauí.Grande público prestigia espetáculo “A Paixão de Cristo 2025” em Esperantina
O evento aconteceu por volta das 19h30, na Praça Noemi Lages, que ficou completamente lotada com a presença do público esperantinense e visitantes de cidades vizinhas.Piauí registra mais de 11 mil novas empresas no primeiro trimestre de 2025
A presidente da Jucepi, Alzenir Porto, comentou sobre a ascensão da modalidade MEI, que se configura como uma forma moderna de emprego, alinhando autonomia e sustentabilidade.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir