Piauí permanece em alerta para baixa umidade e aumento do risco de queimadas
Mais de 170 municípios estão sob aviso de perigo potencial; temperaturas podem chegar a 36°C e focos de incêndio seguem sendo monitorados pela Semarh
A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), com base em dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), comunicou que neste sábado (11), o Piauí está em alerta para baixa umidade relativa do ar. Cerca de 174 municípios estão sob aviso de perigo potencial devido ao tempo seco, condição que também eleva o risco de queimadas e incêndios florestais em diversas regiões do estado.
De acordo com as informações divulgadas, o alerta abrange principalmente áreas das regiões Centro-Norte, Sudeste e Sudoeste do Piauí, onde a umidade relativa do ar pode ficar abaixo dos 30% durante a tarde.
A previsão aponta temperaturas máximas entre 35°C e 36°C, aumentando o desconforto térmico e favorecendo a propagação de focos de incêndio.
Já no extremo Norte do estado, a previsão é de chuvas fracas e isoladas, especialmente na faixa litorânea, em razão da atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), responsável pelo transporte de umidade para a região.
Conforme o boletim da Sala de Monitoramento e Previsão de Eventos Climáticos Extremos da Semarh, o estado registra atualmente cinco incêndios ativos e 14 focos de calor identificados por satélite.
Nas últimas 24 horas, São João do Piauí registrou a menor umidade relativa do ar, com apenas 20%, além da maior temperatura do estado, chegando a 36,9°C. Em Teresina, a umidade mínima foi de 38%, enquanto a temperatura máxima alcançou 35,1°C.
Ainda segundo a previsão, o tempo seco deve continuar nos próximos dias. Entre 10 e 16 de julho, as chuvas devem permanecer concentradas no extremo Norte do estado, com ocorrências isoladas em áreas do Centro-Norte. No Sul, a expectativa é de manutenção das altas temperaturas e da baixa umidade relativa do ar, cenário que exige atenção redobrada para evitar queimadas.
A Semarh orienta a população a manter a hidratação, evitar exposição prolongada ao sol nos horários de maior calor e não utilizar fogo para limpeza de terrenos ou descarte de resíduos.
Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh)
-
Prefeita Ivanária Sampaio visita sistema da Águas do Piauí em Esperantina
A visita tem o objetivo de acompanhar de perto o funcionamento da estrutura e conhecer a realidade dos serviços prestados -
SAMU Teresina registra mais de 24 mil chamados no primeiro semestre de 2026
Os dados fazem parte da primeira edição do Boletim de Indicadores do SAMU Teresina, divulgado nesta sexta-feira (10). -
Adolescente e homem ficam gravemente feridos após colisão entre motos em Campo Maior
Segundo informações preliminares, o homem estava conduzindo a motocicleta CG 150 às margens da rodovia, e o adolescente conduzia uma Biz. -
MPPI e MPF acionam Justiça para Prefeitura de Teresina cumprir convênio com São Marcos
A regularização dos atendimentos foi solicitada após a suspensão temporária desse serviço devido a divergências sobre os repasses financeiros previstos em convênio firmado entre a FMS e o hospital. -
Prefeitura de Esperantina capacita vendedores e ambulantes para São João da Esperança
A capacitação será realizada às 18h30, no Espaço S – Unidade Prefeita Ivanária Sampaio, e será ministrada pela gastróloga e turismóloga Nina Fernandes.
E-mail
Messenger
Linkedin
Gmail
Tumblr
Imprimir