Viagora

Preso Gilson de Sousa Oliveira é assassinado dentro de cela na Casa de Custódia

Há indícios de que o preso foi enforcado com um fio de náilon. O crime aconteceu no horário do banho de sol.

Mais um detento foi assassinado nas dependências da Casa de Custódia, unidade prisional instalada na zona sul de Teresina. Agentes penitenciários encontraram o corpo de Gilson de Sousa Oliveira na cela I do pavilhão H na tarde desta terça-feira (02/09).

Há indícios de que o preso foi enforcado com um fio de náilon. O crime aconteceu no horário do banho de sol.

Gilson de Sousa estava preso por roubo qualificado. Em setembro de 2010 ele foi condenado a oito anos e nove meses de prisão pelo juiz da 1ª Vara Criminal de Campo Maior, Edson Alves. Apesar de sentenciado, ele estava preso em uma unidade destinada exclusivamente a presos temporários - que ainda não foram julgados.

O Sindicato dos Agentes Penitenciários (Sinpoljuspi) denuncia a superlotação da Casa de Custódia. "A referida casa de detenção, não é novidade, aloja sempre o dobro de detentos de sua capacidade. As condições são precárias e os presos, ficam amontoados como se fossem lixo", declara a entidade em sua página no Facebook.

De acordo com o sindicato, os agentes penitenciários estão em risco constante na unidade. "São apenas 10 servidores para controlar cerca de 800 presos. É desumano", denuncia Vilobaldo Carvalho, presidente do Sinpoljuspi.
Facebook
Veja também