Viagora

Polícia ambiental apreendeu mais de mil animais silvestres em 2012 no Piauí

Aves como sabiás, chicos preto, galos de campina e papagaios estão entre os mais apreendidos

Imagem: ReproduçãoClique para ampliarTenente Liliane(Imagem:Reprodução)Tenente Liliane
A tenente Liliane, do Batalhão de Policiamento Ambiental, informou que foram apreendidos no ano de 2012 mais de mil animais silvestres, no Piauí. O número, apesar de alto, é dos menores já registrados. “Em 2011, por exemplo, foram mais de 1800 animais”, disse a tenente, ao meionorte.com.

A pena para o tráfico ou porte de animais silvestres pode ir de seis meses a um ano, com multa que varia de R$ 500 a R$ 5 mil reais por animal, dependendo do espécime. “Se o animal estiver em risco de extinção, como o tatu-bola, a multa aumenta”, informou a tenente. Mas aqueles criadores que decidirem entregar os animais voluntariamente podem ser dispensados da multa.

“Ainda bem que as pessoas estão mais conscientes de que o melhor para o animal é viver no seu habitat natural”, disse a tenente Liliane. Ela disse que aves como sabiás, chicos preto, galos de campina e papagaios estão entre os mais apreendidos. Muitas pessoas, inclusive, sequer sabem que a criação desses animais é proibida. “Se formos no Mercado Central todo dia, faremos apreensões todos os dias”, afirmou a tenente.


Mais conteúdo sobre:

Willame Moraes

Facebook
Veja também